Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

6 de novembro de 2007

Coimbra lançou pontes para o Darfur

Missionários combonianos, jovens e adultos da cidade dos estudantes não esquecem drama dos refugiados

“Pontes na Cidade” deu o mote para os jovens de Coimbra não esquecerem o drama dos refugiados Darfur.
A questão do Darfur está presente na opinião pública, e Gonçalo Pinto, do grupo de jovens de São José, aponta que “ este é um drama que nos toca e é preciso aumentar a sensibilização”. Acrescenta ainda sentir, enquanto jovem, a “obrigação de lutar por um mundo melhor e alertar a opinião pública para estas situações”, sem esquecer outras, é claro, “mas sendo voz destas pessoas que sofrem”.
Esta é uma iniciativa que as paróquias da cidade desenvolveram juntamente com o grupo Fé e Missão, dos jovens Missionários Combonianos, que têm lançado um forte enfoque sobre o Darfur.
Não é de agora que os jovens da cidade se encontram. Mas a pouco e pouco vêem aumentar o número de paróquias participantes, explica Gonçalo Pinto à ECCLESIA.
Pela cidade de Coimbra, os jovens organizaram uma oração pelo Darfur atravessando uma ponte pedonal Pedro e Inês - uma zona com grande movimento na cidade ao fim de semana.
Na noite de Sábado, contaram com a presença de Rui Marques, Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Inter Cultural e de D. Ximenes Belo, “que relembrou a situação vivida em Timor. Na altura poucas pessoas não acreditavam na independência, consegui-se, e a presença do Nobel da Paz permitiu relembrar esse testemunho”, aponta o jovem do grupo de São José. “Timor dá uma força para não calarmos esta situação do Darfur e continuarmos com a campanha de sensibilização”.
O Pe. Paulo Emanuel, missionário comboniano acredita que o primeiro passo para a sensibilização “passa pelo conhecimento”. Os jovens “estão empenhados e prontos a sensibilizar a família, a escola, os locais onde vivem e onde vão, sempre recordando e falando deste problema”.
Outra forma de não calar este drama é através da assinatura. Em Dezembro terá lugar em Lisboa a Cimeira Europa-África com a presença dos chefes de Estado e esta “será uma oportunidade de ser sinal de que esta realidade não só não está escondida, mas encontra-se bem presente na nossa sociedade”.
Agência Ecclesia

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial