Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

30 de outubro de 2007

IX FÓRUM ECUMÉNICO JOVEM EM VIANA DO CASTELO


Quem Te ilumina o caminho?

Mais de duas centenas e meia de jovens participaram no IX Fórum Ecuménico Jovem (FEJ 2008), realizado no Centro Paroquial de S. Maria, em Viana do Castelo, a 27 de Outubro. Foram organizadores do evento os departamentos de pastoral juvenil das Igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana. Participou ainda a Igreja Ortodoxa. O apoio logístico foi garantido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Viana do Castelo.
O tema, ‘Quem Te ilumina o caminho?’ remetia para a III Assembleia Ecuménica Europeia, realizada em Sibiu, Roménia, em Setembro, com a participação de alguns jovens presentes em Viana.
De Lamego chegaram os símbolos ecuménicos que percorreram o país na ‘Peregrinação da Esperança’. O círio, a cruz e o livro de bordo saíram do VIII FEJ na Guarda e deram a volta a Portugal, proporcionando momentos de encontro, reflexão e oração pela unidade.
D. José Pedreira, Bispo Católico de Viana, abriu o FEJ com as palavras de boas vindas e de incentivo: ‘é preciso acabar com a tentação de caminharmos sozinhos. Parabéns pelo caminho feito. Mesmo que haja escolhos não há que parar’.
A parte de reflexão levou os jovens até Sibiu: o Cónego António Rego produziu um vídeo com depoimentos de alguns dos participantes portugueses na III Assembleia Ecuménica e três dos congressistas partilharam a sua experiência na Roménia: a Irene Moreira, do SDPJ Porto, a Lúcia Pedrosa, dos Jovens Sem Fronteiras e o Pedro Brito, pastor da Igreja Presbiteriana.
A manhã terminou com uma celebração ecuménica no auditório do centro paroquial de Santa Maria, com uma reflexões sobre ‘olhares bíblicos’. Foi um tempo forte de oração pela comunhão entre as pessoas e as Igrejas.
Com uma excelente tarde de sol, o FEJ continuou nas ruas de Viana, a ‘caminhar com Jesus’. Os 20 grupos de campo, saíram de mapa na mão à procura dos espaços que já foram iluminados pelo Evangelho e daqueles que ainda precisam da luz de Cristo. Monumentos, instituições, estátuas, paisagens...tudo serviu de proposta. Ao fim da caminhada, os diferentes grupos reflectiram o tema a partir das luzes e sombras presentes na vida da Zaqueu e prepararam uma petição para a celebração final.
Os mais jovens tiveram um peddy-paper, partindo, com máquinas fotográficas, á procura dos espaços de luz e sombra da cidade. E semearam alegria e festa por onde passaram, não deixando ninguém indiferente, como o provaram as fotos que foram projectadas na Celebração de Envio.
O momento mais alto (e conclusivo) aconteceu no Largo da Sé com uma Celebração de Envio, preparada pelo SDPJ de Viana do Castelo. Ali todos os grupos chegaram e dali todos os jovens foram enviados com a Missão de construir mais unidade, iluminados por Cristo. O Círio Ecuménico Jovem recebeu 20 fitas com outras tantas preces feitas e ditas por cada um dos grupos de campo. Depois das palavras de estímulo do Bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Metodista, os jovens permaneceram ainda largo tempo a cantar e dançar na Praça da Sé, fazendo de Viana, por um dia, a ‘capital portuguesa do Ecumenismo’.


>Tony Neves

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial