Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

25 de outubro de 2007

Exército evocou patrono na igreja de Santa Cruz


O Dia do Exército foi assinalado no passado dia 24 de Outubro, em Coimbra com uma Eucaristia na igreja de Santa Cruz, presidida pelo Bispo das Forças Armadas. D. Januário Torgal Ferreira e uma jornadas académicas que decorreram no auditório do Centro de Estudos e Formação Autárquica.

A evocação de D. Afonso Henriques, patrono do exército português que se encontra sepultado na igreja de Santa Cruz, consistiu na colocação da sua espada em cima do seu túmulo pelo Chefe de Estado Maior do Exército, general José Luís Pinto Ramalho.
A espada de D. Afonso Henriques, que teve direito a escolta de segurança, veio do Museu Militar do Porto e para ali regressou depois das comemorações.
D. Januário Torgal Ferreira recordou um pouco da história de Portugal, ao longo da sua homilia, bem como os feitos levados a cabo pelo primeiro rei de Portugal. Foi através desta personagem que se constituiu este projecto, a que lhe chamamos hoje Portugal, disse o prelado castrense.
Ao referir-se às comemorações do Exército, D. Januário Torgal Ferreira, defendeu que a doutrina da liberdade tem que se defendida, porque a autonomia de uma pátria “não deve significar nacionalismo”. A ideia de uma maior e melhor cooperação internacional, feita de civismo, fraternidade e moralidade pública foram alguns dos desejos expressos pelos militares.

O Exército está com problemas de falta profissionais
O número de profissionais para que o Exército atinja o seu objectivo estrutural de pessoal continua a ser insuficiente. Com o processo de transformação introduzido a partir de 2003 nas forças armadas, o serviço militar deixou de ser obrigatório e o número de recrutas tem ficado aquém das expectativas. O objectivo estrutural de 24.500 militares, nos quais se inscrevem 14.500 praças, continua a ser o objectivo a atingir.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial