Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

24 de outubro de 2007

Braga acolheu bispo da Província Eclesiástica

A aplicação da Concordata entre Portugal e a Santa Sé, assinada em 2004, continua a causar apreensão entre os bispos portugueses, ao ponto de ser um dos temas da reunião informal da Província Eclesiástica de Braga, a qual Coimbra faz parte, e que teve lugar no passado dia 22 de Outubro naquela cidade.
Com a presença de todos os bispos, nomeadamente do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto e excepto o de Vila Real (que se encontra internado no hospital de Vila Nova de Gaia por problemas cardíacos), este encontro, que acontece de três em três meses numa das nove diocese daquela circunscrição eclesial, serviu para a partilha de ideias e preocupações sobre a Igreja e a sociedade.
Uma das preocupações do episcopado do Centro e Norte de Portugal está relacionado com a regulamentação que se espera sobre as capelanias hospitalares, amplamente discutida nos últimos meses e que até levou a pedidos de audiência ao Primeiro-ministro, José Sócrates, e ao ministro da Saúde, Correia de Campos.
Aspectos que dizem respeito à segurança social dos sacerdotes também foram tratados nesta reunião que juntou os bispos de Coimbra, Aveiro, Viseu, Lamego, Bragança, Viana do Castelo e Braga.
O encontro começou no Paço Episcopal, continuou na Casa Sacerdotal (onde foi servido o almoço) e incluiu uma deslocação à freguesia de Dume, para visita guiada às ruínas da igreja e do túmulo de São Martinho. Uma forma de assinalar a festa em honra do bispo que evangelizou os suevos, que dá nome à casa sacerdotal e é o padroeiro da Arquidiocese de Braga.
Em declarações ao Diário do Minho, o Arcebispo Primaz disse que os bispos vêem com “esperança” a aplicação da Concordata. Sinal disso são as informações agora recebidas, já após a reunião, que o levam a dizer que “as coisas estão a correr bem”. O prelado referia-se à segurança social dos padres.
Ainda sobre este aspecto da vida sacerdotal, o Arcebispo de Braga revelou que o episcopado reunido (no passado dia 22 de Outubro) em Braga voltou a falar da “urgência” da implantação do chamado Fundo Paroquial. Uma medida que, assegura D. Jorge Ortiga, “simplificaria muitas questões” levantadas na gestão da vida paroquial, por vezes com reflexos (negativos) na acção pastoral. Uma delas refere-se às taxas (tabela) a aplicar nos actos litúrgicos e outros realizados nas paróquias, assunto que também foi tratado na reunião.
Além da troca de ideias sobre a situação actual da Igreja – a próxima reunião realiza-se no Porto, em 10 de Março de 2008 -, os bispos da Província Eclesiástica de Braga preparam a deslocação ao Vaticano, de 3 a 12 de Novembro, para a chamada visita “ad limina”, que deve acontecer de cinco em cinco anos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial