Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

28 de outubro de 2007

Inaugurada pelo Seminário e pelo ISET

Uma biblioteca ao serviço
da cultura cristã




No dia 25 de Outubro foi inaugurada, no edifício "Casa Novíssima" do Seminário de Coimbra, uma nova biblioteca que integra as obras existentes na biblioteca do Instituto Superior de Estudos Teológicos e na biblioteca do mesmo Seminário, num total de quase dez mil volumes. A este conjunto virão juntar-se os espólios de alguns sacerdotes que, entretanto, ofereceram os seus livros para benefício da cultura cristã em Coimbra e na Região Centro.
A inauguração da biblioteca ocorreu no dia da abertura solene das aulas do ISET, seguindo-se à da Eucaristia, presidida por D. Albino Cleto e concelebrada pelos bispos de Aveiro, Leiria-Fátima e Portalegre e Castelo Branco e por vários professores do Instituto, membros da equipa educadora do Seminário e párocos da cidade de Coimbra. Na homilia da missa, D. Albino pôs em relevo a humildade sempre necessária, como dom do Espírito, para quantos se dedicam ao estudo das ciências, e nomeadamente da ciência teológica. Com efeito, a Escritura que o Pai "escondeu estas verdades aos sábios e aos inteligentes, revelando-as aos pequeninos".
A cerimónia de abertura da biblioteca constou de dois momentos: a bênção das renovadas instalações, e as intervenções do Reitor do Seminário e do Director do Instituto. Perante os bispos acima mencionados, o vice-presidente da Câmara, Eng. João Rebelo, o vereador da Cultura, Dr. Mário Nunes, alguns antigos e actuais professores, muitos convidados e os alunos do ISET, D. Albino pediu a bênção de Deus para todos quantos, através deste nova estrutura, possam servir melhor a Igreja e a sociedade.
O cónego Aurélio Campos, reitor do Seminário, recordou depois os passos dados, ao longo de dez anos, para tornar este sonho numa realidade concreta, descrevendo as obras necessárias para transformar a cave da "Casa Novíssima", mandada construir em 1880 pelo grande e benemérito Bispo-Conde D. Manuel Correia de Bastos Pina, num espaço adequado para esta finalidade.
Depois, o director do Instituto, Doutor Jesus Ramos, a jeito da costumada "oração de sapiência", falou sobre "Mestres e alunos do Seminário e do ISET com obra publicada".
O âmbito do seu trabalho abrangeu uma larga época, iniciada em 1886, ano que definiu como o do começo da "romanização do estudo da teologia em Coimbra", e a terminar nos nossos dias. Dividiu a sua análise em quatro épocas: de 1886 à república; a renovação dos anos vinte e trinta com D. Manuel Luís Coelho da Silva; o período que antecedeu o Concílio; e do Concílio aos nossos dias. Em cada um destes períodos tentou caracterizar o estudo teológico, recordando os mestres e os livros que publicaram; bem como os contributos dos alunos que se lançaram, depois, na aventura da escrita.
No primeiro período destacou a obra de Santos Abranches, Lima Vidal, Tiago Simibaldi e José Matoso. No segundo, o destaque foi para Trindade Salgueiro, Nogueira Gonçalves e Américo Aguiar. Os anos que precederam o Concílio tiveram como professores e autores Brito Cardoso, Urbano Duarte e Almeida Trindade e Póvoa dos Reis. Depois, na época conciliar, distinguiram-se Ferreira Gomes e Encarnação Reis e Manuel Augusto Rodrigues a que se seguiram, depois da criação do ISET um bom número de autores, em que se destacam José de Oliveira Branco – "Um pensador de mão cheia", como lhe chamou Jesus Ramos – e José Dias da Silva, "possivelmente autor português que melhor conhece a doutrina social da Igreja".
A nova Biblioteca de Cultura Cristã vai, em breve, estar aberta não apenas aos alunos de teologia, mas a todos quantos pretendam ler obras de índole cultural religiosa, teológica e cristã.
Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial