Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

29 de outubro de 2007

Mensagem de D. Albino Cleto antes da sua viagem a Roma para a “visita ad limina”



Estimados irmãos,


No início deste mês de Novembro, do dia 2 até ao dia 12, o vosso Bispo estará em Roma, cumprindo de boa mente um dever episcopal que tem por nome "Visita ad limina Apostolorum", isto é, visita aos tumúlo dos Apóstolos Pedro e Paulo e encontro com o Pastor de toda a Igreja, o Santo Padre Bento XVI.
Esta antiquíssima tradição torna presente ao Bispo e à Diocese que lhe foi entregue a consciência de que ele é um continuador dos Apóstolos, Pastor de uma Igreja particular, porção da Igreja Universal, Igreja de Jesus que proclama o mesmo Credo e cultiva a unidade no amor recíproco e na celebração dos mesmos mistérios sagrados.
Por isso, o Bispo de Coimbra, integrado no grupo dos Bispos de Portugal, proclamará junto da sepultura de S. Pedro e também na de S. Paulo a fé que ele mesmo ensina na sua catedral coimbrã e nas visitas pastorais, a fé que vós, seus padres, diáconos e catequistas, sobretudo vós, famílias cristãs da sua Diocese, viveis e transmitis aos que vos cercam.
Na sua permanência em Roma o vosso Bispo encontrar-se-á repetidamente com o Santo Padre e com os principais colaboradores e serviços que ajudam Bento XVI a orientar o povo de Deus por rumos acertados de esperança e entre-ajuda. Será esta mais uma oportunidade de avaliação dos caminhos por nós percorridos, com acertos e falhas, bem como ocasião privilegiada para recolher orientações seguras e estimulantes.
Durante estes dias o Bispo terá bem presente, no seu espírito e na oração, a amada Igreja de Coimbra que lhe foi confiada e sente bem unida à Igreja una, santa, católica e apostólica, presidida por Pedro.
Peço-vos, estimados irmãos, que nestes dias me acompanheis, em pensamento e oração, particularmente nas preces da Eucaristia dominical, rogando a Deus pela nossa Diocese, a fim de que ela, sempre unida à Igreja dos Apóstolos e ao seu Pastor universal, seja uma comunidade viva, iluminada pelo Espírito Santo e generosa no serviço dos homens e mulheres que vivem nestas abençoadas terras de Coimbra.


+ Albino Cleto,
Bispo de Coimbra

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial