Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

19 de julho de 2007

Louriçal


Dados os primeiros passos para
reabertura do processo de beatificação da Madre Maria do Lado

Foram dados os primeiros passos para a reabertura do processo de beatificação da Madre Maria do Lado. O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto constituiu um tribunal eclesiástico para presidir aos actos previstos e convenientes do solicitado processo. No passado dia 13 de Julho, no mosteiro do Santíssimo Sacramento, das Irmãs Clarrissas do Desagravo, situado na vila do Louriçal, tomaram posse o Juiz Delegado: Cónego Alfredo Ferreira Dionísio; o Promotor de Justiça Cónego Manuel Leal Pedrosa; o Notário Padre Manuel de Almeida Alves e a Notária Adjunta Dr.ª Maria Manuel Torrinha Alves Barreiros. Tomou ainda posse o vice-postulador da causa o cónego Fernando Sousa e Silva, da Arquidiocese de Braga. A Comissão Histórica será presidida pelo padre Doutor António J. Ramos.
O Bispo de Coimbra anunciou ainda que em Outubro próximo será feita uma cerimónia de abertura oficial do processo.

Quem foi Maria do Lado?
O seu nome de baptismo era Maria de Brito. Uma mulher de ascendência nobre nasceu no Louriçal a 24 de Junho de 1605. Educada na fé católica, manteve durante a sua vida um desejo ardente de se unir a Jesus.Aos 16 anos ficou órfã de mãe e, como filha mais velha assumiu a educação dos irmãos. Instituiu as Religiosas Escravas do Santíssimo Sacramento que, em 1709, se uniram à Ordem de St.ª Clara. O nome pelo qual ficou conhecida foi escolhido por ela própria quando se declinou sobre o Coração Eucarístico de Cristo e tomou esse nome.
Maria do Lado era conhecida pelas suas visões. A mais célebre ocorreu em Janeiro de 1630. Na noite de 15 para 16 a igreja de St.ª Engrácia, em Lisboa, foi assaltada por homens sem escrúpulos que arrombaram o sacrário, rasgaram toalhas, levaram hóstias que pregaram em madeiros. Naquela noite, Maria do Lado recolheu–se muito cedo em oração, submersa em contemplação, a jovem viu a imagem de Cristo com uma corda ao pescoço derramando muito sangue e com os olhos nela disse: "Filha compadece-te de mim que agora me tornaram a crucificar em Portugal".
Passados alguns dias, Frei Bernardino veio ao Louriçal. Ao ter conhecimento da visão de Maria do Lado concluiu que correspondia ao dia e hora em que ocorreu o desacato na igreja de St.ª Engrácia. A partir daí, Maria teve consciência da sua missão na Terra. A jovem faleceu a 28 de Abril de 1632. A memória daquela mulher continua viva no Convento que foi edificado sobre a casa onde viveu Maria do Lado. A sua mensagem continua ainda viva e presente na vida das 17 Clarissas que residem actualmente no Mosteiro.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial