Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

19 de julho de 2007

“Rota Marítima do Caminho de Santiago” começou em Montemor-o-Velho




Montemor-o-Velho, foi ontem, dia 18 de Julho, o ponto de partida da peregrinação a Santiago de Compostela.
Com um total de 334 quilómetros, o itinerário, baseado em relatos históricos, está a ser feito por mar, entre os dias 18 e 25 de Julho.
Organizado pela Associação Intercéltica, em colaboração com a Região de Turismo do Alto Minho e a Associação Galega de Actividades Náuticas, o Raid "Rota Marítima do Caminho de Santiago" organizou a cerimónia de abertura em Montemor-o-Velho com uma missa na Igreja de Santa Maria da Alcáçova e um almoço no Castelo de Montemor-o-Velho.
A largada, a bordo dos veleiros Nauja e Zorba, está prevista para hoje, dia 19 de Julho, na Figueira da Foz. Com escalas em Ílhavo/Aveiro, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Baiona e Vilagarcia de Arousa. A chegada a Compostela terá lugar a 25 de Julho, o "dia do Apóstolo" que transformou esta cidade galega num dos principais centros de peregrinação cristã do mundo.
Esta ideia, teve por berço a Região de Turismo do Alto Minho, que já em 2004, "Ano Xacobeo", havia tentado instituir uma rota marítima de peregrinação a Santiago de Compostela, com o objectivo principal de dinamizar um novo itinerário sustentável como via de peregrinação e de intercâmbio cultural.
Este Raid alicerça-se em vários testemunhos que fazem alusão a uma tradição histórica de peregrinações marítimas a Santiago de Compostela, desde a ascensão do Império Romano. Estas peregrinações ter-se-ão intensificado a partir da Idade Média.
Segundo Francisco Sampaio, presidente da Região de Turismo do Alto Minho, "o percurso definido para este ano zero do Raid baseia-se, sobretudo, no itinerário de peregrinação por mar a Santiago de Compostela descrito por Edrici, geógrafo árabe do século XII, apesar de esta, nove séculos depois, ter sido adaptada na sua totalidade aos desafios levantados pelas ondas do mar".
A organização, que contou com o apoio de um vasto leque de entidades portuguesas e galegas, espera com esta iniciativa sensibilizar e mobilizar a população em geral, a classe piscatória e em particular a comunidade náutica para uma participação activa nas próximas edições da Rota.



À descoberta da tradição marítima
O Raid "Rota Marítima do Caminho de Santiago" encontra sustentação em relatos históricos, apesar de alguns deles poderem roçar o mundo das lendas.
"Existem vários relatos relacionados com o itinerário de Antonino (século III); sobre a Per Loca Marítima ou a via XX, que ligava Braga, a Lugo e a Astorga e que tinha trajectos realizados por terra, mar e rio. Existe também quem defenda que a Per Loca Marítima se baseava no itinerário realizado pelos discípulos Atanásio e Teodósio no transporte do corpo do Apóstolo, na barca da Pedra, desde Jafa (Palestina) até Padron (Galiza)", conta Francisco Sampaio.
Estes percursos marítimos eram feitos por portos de cabotagem. Entre estes estava o de Viana do Castelo, o que faz desta uma região, tradicionalmente, ligada aos itinerários marítimos rumo a Compostela.
O mar como opção surge, sobretudo, devido ao trajecto por terra ser para os viajantes sinónimo de muitas dificuldades.
Esta tradição de passagem de peregrinos por diversos portos portugueses deverá também ter contribuído para a emergência da necessidade de defesa desses espaços portuários.
A Organização do Raid "Rota Marítima do Caminho de Santiago", conta com o apoio do Xacobeo e Xunta de Galicia, das Câmaras Municipais de Montemor-o-Velho, Figueira da Foz, Ílhavo, Aveiro, Matosinhos, Póvoa de Varzim e Viana do Castelo, dos Ayuntamientos de Baiona e Vilagarcia de Arousa, da Grande Área Metropolitana do Porto, Valimar ComUrb e Diputación de Pontevedra, do Instituto de Turismo de Portugal, da Marinha Portuguesa e Armada de Espanha, da Federação Portuguesa de Vela, das Regiões de Turismo do Centro, Rota da Luz e Alto Minho, e acalenta o desejo de ver serem-lhe reconhecidos os critérios base da atribuição do "Certificado Compostela: a quem, de forma cristã, peregrina até ao túmulo do Apóstolo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial