Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

24 de junho de 2007

Na ordenação de dois jovens diáconos:

D. Albino Cleto apela para o anúncio do Evangelho

A igreja da Sé Nova, em Coimbra, encheu-se no passado domingo de júbilo para celebrar a ordenação de dois diáconos: Filipe Diniz e Paulo Simões. A celebração foi presidida pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto e concelebrada por uma centena de sacerdotes.

Filipe Diniz e Paulo Simões passaram por um longo processo de formação bíblica, teológica e pastoral. Ao todo foram quase sete anos de estudos (contando com o ano propedêutico feito em Leiria). Foram acompanhados por uma equipa de docentes do Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET) e formadores do Seminário Maior de Coimbra, assim como dos seus respectivos párocos. Agora, iniciaram uma nova fase do seu ministério, em que se comprometeram livremente e por toda a vida, a anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, de acordo com o magistério da Igreja Católica.
Este acontecimento marcou a comemoração do dia de S. João Baptista na Diocese de Coimbra. “S. João Baptista foi o último profeta da antiga aliança, mas também foi um dos primeiros da nova”, recordou o Bispo de Coimbra na sua longa homilia.
“À semelhança de S. João Baptista compete-vos agora anunciar a verdade e o mais importante é o vosso testemunho da forma como viveis”, disse D. Albino ao dirigir-se aos novos diáconos.
“Normalmente quando olhamos para S. João Baptista, vemos a baptizar Jesus, mas não foi isso que o mais identificou, mas sim, a proclamação da verdade, apontando para Jesus, dizendo «Eis o Cordeiro de Deus»”, disse o prelado ao referir-se à liturgia do dia.
Para D. Albino Cleto, o grande serviço de S. João Baptista, “foi apontar o caminho – o cordeiro”. “Apontai esse mesmo caminho na vossa escola, no vosso trabalho e na família”, disse ainda o Bispo de Coimbra, dirigindo-se a multidão presente na Sé. “Ao cumprir essa tarefa farei felizes os outros e vós mesmos”, concluiu o pastor da diocese.

D. Albino anunciou ainda novos ventos para a região. Apesar das vocações serem escassas para a necessidade da diocese, há por aí novas vocações que vão surgindo. No passado domingo assistimos a ordenação dos diáconos Paulo Simões, da paróquia de Penacova e de Filipe Diniz da paróquia de Corticeiro de Cima. O Bispo de Coimbra revelou também que no passado sábado reuniu-se com um estudante da Universidade de Coimbra que frequentava o segundo ano do curso de Ciências da Saúde e que irá frequentar o ano propedêutico (ano zero), em Leiria. E do ano propedêutico para Coimbra virão quatro alunos para o primeiro ano do ISET. Na passada terça-feira também saíram de Coimbra para o Brasil, três irmãs pertencentes às Criaditas dos Pobres que foram constituir uma equipa missionária na localidade de Chapadinha, região nordeste. Essa equipa será depois reforçada por jovens universitários que se queiram voluntariar. Este projecto chamado de “Grupo Missionário João Paulo II” vai acompanhar cerca de um milhão de paroquianos, numa região que corresponde em termos geográficos, Coimbra a Almada.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial