Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

21 de junho de 2007

Escolas Católicas entregam cheque à APPACDM


O Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra vai entregar um cheque à APPACDM com o montante apurado nas diversas iniciativas que realizaram ao longo do ano.


A cerimónia está marcada para o próximo dia 28 de Junho, pelas 11H00, no centro da APPACDM de S. Silvestre.Recorde-se que no início do mês, no Colégio de Cernache, centenas de alunos do Externato de João XXIII, da Escola da Casa de Nossa Senhora do Rosário (Tavarede) e dos colégios da Rainha Santa Isabel, S. José, S. Teotónio e Imaculada Conceição, acompanhados de professores e familiares, conviveram com centenas de utentes da APPACDM de Coimbra que se estende pelos concelhos de Coimbra, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Arganil. Tratou-se do II Festival SOLNEC que teve como lema "Juntos na diferença". Durante mais de sete horas, as cerca de três mil pessoas que por lá passaram tiveram oportunidade de ver ou participar em passeios de BTT, doar sangue (numa campanha promovida pelo Instituto Português do Sangue), comer porco no espeto, frango ou sardinhas assadas, deliciar-se com magníficas sobremesas, participar em jogos tradicionais e jogos de futebol, visitar os diversos ateliers (com objectos cuja venda reverteu para a campanha), passear de canoa ou barco, dançar, pintar, assistir a teatro de fantoches, tudo em perfeita harmonia com as pessoas com deficiência. Cerca das 16 horas, num anfiteatro ao ar livre recentemente construído e agora inaugurado, decorreu um espectáculo oferecido pelos utentes da APPACDM de Coimbra, com muita música, teatro e animação.
O Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, uma das presenças habituais nestes encontros, conviveu com alunos, pais e professores das escolas católicas e com os utentes e familiares da APPACDM de Coimbra, chegando mesmo a participar entusiasticamente nos jogos tradicionais realizados durante a tarde. Na saudação que proferiu durante o espectáculo, manifestou a satisfação por ver as suas escolas católicas envolvidas em actividades formativas altamente relevantes que muito contribuem para a educação integral subjacente aos seus projectos educativos.
Helena Albuquerque, presidente da APPACDM de Coimbra, visivelmente emocionada, congratulou-se com a festa, sobretudo pela alegria proporcionada aos utentes desta Associação. Sublinhou o excelente apoio do Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra (NEC), desde a primeira hora, por serem escolas com projectos educativos assentes em valores e habituadas a trabalhar em acções de solidariedade. Acrescentou que "é urgente que toda a sociedade se envolva na governação da Associação e que compreenda que a APPACDM de Coimbra está longe de ser só de alguns mas é de facto de todos e para todos. É o reconhecer da parte de todos os alunos do NEC que a APPACDM de Coimbra também lhes pertence". Aproveitou, ainda, esta oportunidade para fazer um repto às entidades oficiais, pedindo-lhes para olharem de forma mais dinâmica e eficiente para as necessidades do cidadão deficiente mental. Jorge Cotovio, coordenador do NEC, considerou que, tal como no ano transacto, o Festival foi a resposta natural a um desafio lançado no início do ano lectivo, atingindo os seus objectivos sobretudo pelo envolvimento e participação dos alunos (e famílias) em todo este percurso, pelos laços de amizade criados entre os diversos colégios e entre os alunos e as pessoas com deficiência, e pelo entusiasmo que acompanha estes projectos (apesar do trabalho que exigem), uma vez que a amizade, a entreajuda e a solidariedade fazem parte integrante da identidade e cultura das EC.
Com este Festival, as Escolas Católicas culminaram a campanha de solidariedade a favor da APPACDM de Coimbra, procurando recolher fundos para a Associação adquirir uma carrinha especial para transporte de utentes.


Acções solidárias e de experiências inesquecíveis
Neste percurso solidário, realizado num ano particularmente significativo – o Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos –, os alunos das EC tiveram ocasião de conviver com os utentes dos centros de Coimbra, Montemor, Arganil e Tocha, assistir ao desafio de futebol Académica – Porto, no Estádio Cidade de Coimbra, e aderir à campanha promovida pela APPACDM “traz ...tinteiros vazios & zás ... temos carrinha nova”.
A APPACDM de Coimbra foi, este ano, uma das instituições contempladas no projecto Vida Corajosa do programa SOLNEC, visando o incremento do voluntariado dos alunos das Escolas Católicas da diocese de Coimbra junto das pessoas portadoras de deficiência.
Além deste projecto, o NEC realiza outros encontros periódicos com alunos (4º, 9º e 11º anos), participa na campanha do Banco Alimentar e tem actividades com idosos, doentes e crianças desfavorecidas, de forma a promover a interacção solidária dos alunos com o meio envolvente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial