Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

24 de junho de 2007

O que é um diácono?


O diácono, marcado indelevelmente com o carácter do sacramento, é um consagrado. Pertence à hierarquia e faz parte do clero. Não pode confundir-se com o ministro extraordinário da comunhão ou com outros ministérios laicais.
No exercício do seu ministério, representa Cristo, Cabeça do Corpo Místico e é uma expressão viva da diaconia da Igreja no mundo, uma Igreja servidora cimo Cristo, o grande servidor, Cristo é o Diácono por excelência.
O diácono actua em nome de Cristo servo (Mt. 20, 24-28), representa Cristo e a Igreja, Corpo de Cristo (Ef. 1, 22) e as acções, palavras e celebrações do diácono são realizadas «em nome de Cristo», Isto assinala mais uma diferença entre o ministério diaconal e os outros ministérios ou serviços na Igreja. (...) (Chritus Dominus 15)
Confortado com a graça sacramental, [o diácono] serve o Povo de Deus nos ministérios da liturgia, da palavra e da caridade, em comunhão com o bispo e o seu presbitério. Pertence ao diácono, conforme as determinações da autoridade competente, administrar o Baptismo solene, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir em nome da Igreja aos matrimónios e abençoá-los, levar o Viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais e presidir aos ritos dos funerais e da sepultura. Dedicado às tarefas de caridade e administração, recorde o diácono o conselho de S. Policarpo: «Misericordioso e diligente, proceda de harmonia com a verdade do Senhor, que se fez servidor de todos.» (Cj Lumen gentium, 29)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial