Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

22 de maio de 2007

XIII Festa das Famílias


300 famílias da diocese reunidas no fim da Semana da Vida


"Se a felicidade é uma construção, a família é o alicerce e a base fundamental dessa construção que sobe para o Alto". Nestas palavras do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, proferidas na homilia da Eucaristia da XIII Festa das Famílias, está resumido o sentido deste encontro diocesano que se realizou, no passado Domingo, na Escola Ferrer Correia, no Senhor da Serra.
Apesar da chuva, foram cerca de 700 as pessoas que quiseram partilhar, pelo encontro em Igreja, a importância de ser família cristã no mundo de hoje. A iniciativa, que acontece há 13 anos, realizou-se no final da Semana da Vida, uma iniciativa da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, que decorreu de 13 a 20 de Maio sob o tema "Felicidade Humana – preocupação de Deus". O programa da Festa das Famílias, culminar da semana, incluiu, para além da celebração da Eucaristia e do almoço partilhado, uma tarde cultural com actuações do Rancho Folclórico das Tecedeiras dos Moinhos, do Rancho Infantil da Granja de Semide, do Coro da Casa do Povo de Miranda do Corvo, do Coro Juvenil de Santa Maria de Semide, da fadista Joana e ainda do padre João Paulo Vaz, que acompanhou com canções as suas palavras de testemunho. A partilha de experiências coube também a dois casais de leigos, com filhos e sem filhos, a uma leiga consagrada, a um seminarista e a uma mãe viúva com um filho portador de uma deficiência. A música e o barulho alegre encheram a Escola do Senhor da Serra, que acolheu várias gerações, trazidas pela vontade de conviver, de partilhar o Domingo e de celebrar a mesma fé.
Como explica o cónego Sertório, assistente espiritual do SDPF, "o que se pretende é que as famílias se juntem para rezarem, conviverem, para se conhecerem e apoiarem". Também para Jorge Cotovio, director deste organismo, a Festa é, sobretudo, uma forma de "proclamar que a família está viva e que é o pilar fundamental da sociedade". "Festejar a vida" e a alegria de ser parte da mesma Igreja diocesana são outros objectivos fundamentais do encontro, nas palavras deste responsável.
Na Eucaristia, D. Albino, afirmou que "Deus quer que sejamos felizes", sendo no seio da família que devem transmitir-se valores certos e seguros, que constituem depois a "argamassa" de uma construção cujo "horizonte é Jesus Cristo". Manifestando, em declarações ao "Correio", agrado pela realização do encontro e apesar de reconhecer que a Semana da Vida foi, talvez, pouco vivida na diocese, o Bispo de Coimbra, salientou a importância de evangelizar, ajudando as famílias a serem comunidades de vida, amor e exemplo. Jorge Cotovio, dando conta das propostas de oração e reflexão enviadas a todas as paróquias, a organismos e movimentos, no âmbito desta Semana da Vida, explicou a necessidade de "viver as coisas intensamente em cada família", lamentando alguma dispersão causada pela multiplicidade de ofertas do nosso tempo e afirmando que talvez a família não seja ainda uma prioridade pastoral, em muitos casos.
Sendo do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar (SDPF) a responsabilidade de promover o encontro, coube também às paróquias do concelho de Miranda a organização logística, humana e material da Festa, através de um equipa composta por leigos, coordenada por Adelino Vaz e auxiliada pelo padre Armando Duarte.



Lisa Ferreira

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial