Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

22 de maio de 2007

Semana de Estudantes de Teologia


Evangelizar é mostrar Deus no mundo de hoje


"Que é feito de Deus neste nosso ponto de viagem?" Foi com estas e outras dúvidas, marcadas à partida pelas respostas de cada um, que o cónego António Rego interpelou os que, no dia 16 de Maio, na Igreja de S. José, assistiram à última conferência da Semana de Estudos dos Estudantes de Teologia. "Face à Indiferença, a Diferença Cristã" foi o tema trazido à discussão pelo Director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, que lembrou que é o nosso "GPS do coração" que deve guiar-nos. Para que "as perguntas que se colocam na nossa cidade interior" possam ter resposta numa fé vivida hoje no mundo do nosso tempo.
Expressa nas palavras de um teólogo, há, em muitos, a crença de que "estamos sem notícias de Deus". Mas, para o também professor da Universidade Católica, "Ele atravessa a nossa história, a nossa rua com as pegadas silenciosas com que sempre atravessou o tempo" e "está nas entrelinhas da história, no escritório e no laboratório silenciosos, no pão partilhado, na grande comunidade, no abraço de cada regresso do filho ao Pai".
Ser Igreja é, então, escutar as "parábolas de hoje"; evangelizar não é senão explicitar, tornar visíveis os sinais de um Deus que se manifesta também no mundo actual.

O Professor Doutor João César das Neves abordou na noite anterior o tema "A indiferença religiosa – perspectiva ecclesial". Segundo este docente da Universidade Católica, "o nosso tempo não é mau, tem é um problema de surdez". Para João César das Neves, o problema não está no ateísmo, mas sim no misticismo. "Falar de Deus hoje é exigente e torna-se mais fácil falar de anjos", disse perante os alunos do ISET.
Para combater a indiferença religiosa dentro da Igreja, João César das Neves propõe uma linha orientadora para qualquer cristão: Apontar o caminho para Jesus Cristo, encontrarmos com Ele, descobrir essa nova realidade e mudar radicalmente a nossa vida.
Inseridas no programa da Semana de Estudos, realizaram-se também uma Vigília de Oração pela Igreja, no dia 17 de Maio, a Eucaristia de encerramento e um Recital com o Coro Vox Aetherea, no dia 18 de Maio.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial