Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de maio de 2007

Bento XVI reforça a esperança no Brasil


O Papa Bento XVI efectuou uma visita de cinco dias ao Brasil (de 9 a 13 de Maio). Foi a primeira viagem que fez fora da Europa. Num dos maiores países católicos do mundo (são cerca de 140 milhões ou seja 74 por cento da população), o Papa tentou reforçar a esperança na América Latina. A Igreja Católica perdeu adeptos para as seitas, talvez por ter prometido ideologicamente muito e realizado evangelicamente pouco. Mas Bento XVI foi encontrar uma América Latina marcada pelo pluralismo religioso e pelos problemas na relação com alguns dos novos regimes políticos na região. A pobreza e exclusão social foram outras grandes preocupações. Há, ainda, grupos fragilizados, alvo de constantes violações dos direitos humanos: menores, mulheres, presos, indígenas, negros, sem-terra, sem-abrigo, desempregados e refugiados.
Bento XVI teve um programa recheado. Ao todo foram proferidos 13 discursos. Presidiu à canonização do primeiro santo brasileiro, presidiu ainda a uma Eucaristia no Santuário da Aparecida (o mais importante da América Latina) e a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano (CELAM), onde os temas dominantes foram a pobreza e o compromisso dos cristãos na sociedade.
O Papa condenou por várias vezes o aborto, mas pediu também prioridade aos mais pobres e a defesa da ecologia e da Amazónia. Perante os bispos brasileiros, o Papa disse que "os tempos de hoje estão difíceis para a Igreja" e "muitos dos seus filhos estão atribulados". O Papa enuncia as principais causas: "justificam-se alguns crimes contra a vida em nome dos direitos da liberdade individual; atenta-se contra a dignidade do ser humano; alastra-se a ferida do divórcio e das uniões livres".
Os bispos também ouviram o Papa a falar dos novos movimentos religiosos, ou seitas, tema que angustia muitos deles. O abandono de fiéis católicos no Brasil terá como causa principal a falta de "evangelização em que Cristo e a sua Igreja estejam no centro de toda a explanação". E esses baptizados de fé frágil são "vulneráveis ao proselitismo agressivo das seitas", não resistem ao agnosticismo, relativismo e laicismo".
Antes de partir, o Papa deixou uma recomendação aos bispos brasileiros: "Não poupar esforços na busca dos católicos afastados e daqueles que pouco ou nada conhecem sobre Jesus Cristo, através de uma pastoral de acolhimento que os ajude a sentir a Igreja como lugar privilegiado do encontro com Deus e mediante um itinerário catequético permanente".
Na missa celebrada no passado domingo, no Santuário da Aparecida, o Papa centrou o seu discurso no futuro: referiu que a América Latina é o continente da esperança, mas vincou que essa "força" advém da fé e não de "ideologias políticas" ou de "movimentos sociais económicos". Palavras interpretadas como alusões à crescente influência dos movimentos de esquerda na região, que têm como expoente máximo o "socialismo do século XXI", do Presidente venezuelano Hugo Chávez.
Perante cerca de 140 mil pessoas presente na celebração eucarística, Bento XVI quebrou o protocolo por diversas vezes, aproximando-se dos fiéis, amenizando o discursos duro dos primeiros dias. Bento XVI parecia diferente: um Papa simpático que sorriu por diversas vezes ao povo brasileiro.
O Presidente brasileiro, Lula da Silva encontrou-se no início desta viagem com o Papa em São Paulo. O aborto, tema que tem sido polémico no Brasil, não foi discutido. O Vaticano preparava-se para assinar um acordo anti-aborto com o Governo de Lula da Silva, mas nem sequer chegou a ser falado. Lula falou da importância da laicidade do Estado e do desejo de ajudar África com o biocombustível. O Papa enalteceu a importância da família, da educação e dos valores espirituais.
Os objectivos desta viagem foram portanto alcançados.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial