Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de janeiro de 2007

“Espera dos Reis” recriada em Coimbra


No passado dia 5 de Janeiro, os três Reis Magos, montados em cavalos, cruzaram as ruas de Coimbra, seguidos pelo povo de hoje e pelo de antigamente. Como acontece desde 2000, Coimbra assistiu à recriação da “Espera dos Reis”, uma tradição antiga retomada pela Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego com os apoios da autarquia de Coimbra, do Inatel e das juntas de freguesia de Santo António dos Olivais, Santa Clara, Sé Nova, Santa Cruz e S. Bartolomeu.
Participaram elementos de 18 grupos folclóricos, trajados a rigor e carregados de ofertas para o Menino Deus nascido numa manjedoura. Às tricanas, damas antigas, tecedeiras, gaiteiros e até malabaristas, juntaram-se mais de 500 pessoas, de várias idades, que acompanharam o Cortejo desde o Portugal dos Pequenitos até à igreja de Santo António dos Olivais.
As vozes de alegria e os cânticos de louvor fizeram-se ouvir durante todo o percurso e junto ao presépio vivo, onde, no final, foram depositados os presentes reais (ouro, incenso e mirra) e as oferendas do povo. Nos conimbricenses fica a alegria de viver o Dia de Reis á maneira antiga, renovando, desta forma, a adoração a um Deus nascido no meio de nós.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial