Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de janeiro de 2007

Cónego José Bento lança livro sobre os Mártires de Marrocos


Os Mártires de Marrocos – Vida e Martírio é o título da obra a ser lançada, em breve, pelo Cónego Dr. José Bento Vieira. Como é referido numa nota de abertura, o livro procura dar a conhecer aquilo de que “poucos ouviram falar”: a história dos cinco Mártires de Marrocos que São Francisco enviou na pregação da fé cristã aos infiéis e “a devoção que as suas relíquias suscitaram nas gentes de Coimbra e seus arredores”.
De um texto publicado por António Gomes Rocha Madahil, em 1928, contendo uma transcrição do Tratado da Vida e Martírio dos cinco Mártires de Marrocos (impresso em 1568), o Cónego José Bento Vieira faz uma leitura livre. A segunda parte do trabalho inclui testemunhos de devoção aos Santos, fotografias, peças de arte e documentos.
O projecto ligado ao livro surgiu, segundo o autor, na sequência de algumas iniciativas da paróquia de Santa Cruz, que fez publicar livros relacionados com a Instituição Crúzia e com os artistas de grande valor que lá foram trabalhando. O reconhecimento, na Coimbra de antes de 1800, da devoção aos Mártires, impulsionou a elaboração desta obra, devendo a sua apresentação acontecer ainda em Janeiro.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial