Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

19 de dezembro de 2006

José Dias da Silva – “Os homens bons não precisam de apresentação”



"Os homens bons não precisam de apresentação". Esta afirmação é do padre Doutor A. Jesus Ramos, proferida no decorrer da apresentação do último livro do Dr. José Dias, no passado dia 12 de Dezembro, no Seminário dos Combonianos, no Areeiro, em Coimbra. E acrescentou: "Quem quiser escrever uma biografia tua (...) tem forçosamente que subir e dever com os próprios olhos onde é que teve início o pequeno fio de água quer brotando de um rochedo, foi descendo por montes e vales até se transformar, primeiro em riacho promissor, depois neste largo rio que torna férteis os campos que tiveram a sorte de se plantar nas suas margens".
Rodeado por uma centena de amigos no decorrer da apresentação, o autor propôs sempre, através dos seus escritos, dar um contributo pessoal para o desenvolvimento da cidadania. Faz agora 23 anos que José Dias escreve quinzenalmente para o Correio de Coimbra. E são muitos os seus apreciadores.
A apresentação do livro foi feito pelo Dr. José Vieira Lourenço, professor de Filosofia. A obra reúne alguns dos seus artigos publicados na revista Além-Mar e no Correio, muitos deles de carácter circunstancial, e elaborados ao longo de vários anos. Por isso o autor convoca para o título a palavra «memórias». Não se trata de um repositório de textos do passado, uma espécie de compilação ou arquivo. Podemos encontrar ao longo de toda a obra, uma textura vivencial sobre diversos temas actuais. É uma obra em que o autor dialoga com o leitor e o interpela. O livro surge assim com um grande testemunho de um homem de fé, que reconhece, aceita e enfrenta as perplexidades e desafios do seu tempo.
O maior especialista em Portugal da Doutrina Social da Igreja, José Dias oferece-nos, neste livro, um texto recheado de citações e ensinamentos colhidos na fonte dos documentos oficiais do Magistério da Igreja Católica aplicados aos mais variados temas.
No fim, José Dias teceu algumas palavras sobre os seus escritos. "O que me propunha era fundamentalmente dar um contributo pessoal (...), para o desenvolvimento da cidadania, tendo em conta três aspectos: a sociedade civil, a comunidade eclesial, as relações da Igreja com a sociedade", disse.
O título da obra também fala-nos de "tempo futuro". O autor é ainda um homem de esperança. Como o disse na sua apresentação: "Está nas nossas mãos torná-lo humano ou desumano".
Alguns criticam a escrita de José Dias por ser demasiado radical. O Zé (como é carinhosamente chamado entre o seu círculo de amigos) é essencialmente um profeta, um profeta do nosso tempo.
O Bispo de Coimbra que também esteve presente na apresentação do livro caracterizou o autor como "um irmão" em que desejou que tivesse "mais leigos como o Dr. José Dias". D. Albino Cleto confessou que "temos que trabalhar muito para que os leigos garantem o futuro da Igreja".

O autor
José Dias da Silva nasceu em 1942, no Souto do Brejo, concelho da Pampilhosa da Serra. É casado e tem dois filhos. Frequentou durante oito anos os seminários da Diocese de Coimbra. Licenciou-se em Físico-Químicas pela Universidade de Coimbra. Foi assistente do Departamento de Química da Universidade de Coimbra e investigador em Química de produtos naturais e em Química Teórica, procurou contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais solidária e mais humana. Reformou-se ao fim de vinte anos de serviço para se poder dedicar melhor às responsabilidades familiares e a tarefas eclesiais e sociais.
É membro da Comissão Nacional Justiça e Paz, da Comissão Coordenadora Nacional das Semanas Sociais, da Comissão Permanente do Conselho Pastoral Diocesano de Coimbra e da Comissão do Conselho Pastoral da Paróquia de São José (Coimbra). É também responsável pelo módulo de Doutrina Social da Igreja na Escola de Leigos da Diocese de Coimbra e orienta algumas formações sobre a matéria em paróquias, movimentos e grupos de reflexão.
Publicou o livro Viver o Evangelho Servindo a Pessoa e a Sociedade – Introdução à Doutrina Social da Igreja.
Assina as colunas «Fé e Compromisso», no Correio de Coimbra; «O Futuro Depende de Nós», no Notícias de Vila Real; «Sinais», na revista Além-Mar e «Pedra a Pedra», no Mensageiro de Santo António. Também colabora com a revista do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra (ISET) Estudos Teológicos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial