Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de março de 2009

Foi Bispo de Coimbra de 1821 a 1823


Monumento a Cardeal Saraiva inaugurado em Ponte de Lima

Foi no dia 5 de Março inaugurado um monumento ao Cardeal Saraiva. A cerimónia foi presidida pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, que enalteceu o contributo dado pelo Cardeal "tanto a nível político e institucional como também na Igreja Católica".
D. Frei Francisco de S. Luiz, natural de Ponte de Lima e mais conhecido por Cardeal Saraiva, foi, por duas vezes, presidente da Câmara dos Deputados e das Cortes, órgãos equivalentes à actual Assembleia da República. Foi ainda Bispo de Coimbra, Cardeal Patriarca de Lisboa, Reitor da Universidade de Coimbra, ministro do reino, conselheiro de Estado, guarda-mor da Torre do Tombo, tendo-se também distinguido como filólogo, historiador e escritor.
Situado junto à Igreja Matriz de Ponte de Lima, o monumento ao Cardeal Saraiva, todo em bronze, foi concebido pelo artista local Salvador Vieira, pesa 900 quilos e custou 75 mil euros.
Daniel Camnpelo, presidente da Câmara Municipal local, afirmou que esta é uma homenagem do povo de Ponte de Lima, "164 anos após a sua morte para um dos seus filhos mais ilustres, que sempre dignificou a terra onde nasceu e que inspirou imensos portugueses na Igreja, Academia, nas Letras e na Política".
Segundo o vereador da Cultura, Franclim Sousa, desde o princípio do século XX "que se vinha reivindicando esta justa homenagem de Ponte de Lima a um dos seus maiores filhos", apesar de só em 2007 é que a Câmara decidiu avançar com o processo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial