Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de março de 2009

LOUSÃ: Marcha da Quaresma



Desde o dia 25 de Fevereiro passado que nos encontramos no Tempo Litúrgico da Quaresma, marcado pelo jejum, pela abstinência mas, acima de tudo, uma época que se pretende de arrependimento, de mudança de atitudes e de penitência, principalmente, espiritual.
Os catequistas e o Agrupamento de Escuteiros da Lousã decidiram, por essa razão, associar-se para realizar no dia 1 de Março uma Marcha da Quaresma que ligou a Casa Paroquial à Igreja Matriz e culminou, já na igreja, com a Eucaristia marcada pelas Promessas dos Escuteiros.
Esta marcha ficou marcada pela cor roxa, visto que cada participante trazia consigo uma peça de vestuário dessa mesma cor, característica do Tempo Litúrgico em que nos encontramos e que vai até à Quinta-Feira antes do dia de Páscoa.
É, ainda, de realçar e manifestar o nosso agradecimento público à GNR da Lousã pelo acompanhamento que fez ao longo de todo o percurso.
No próximo dia 5 de Abril ir-se-á realizar uma segunda Marcha da Quaresma, para assinalar o Domingo de Ramos, para a qual se convida toda a população lousanense. Esta marcha tem a sua concentração marcada para a Casa Paroquial, às 10h da manhã e cada participante deve trazer consigo o seu ramo, com palma, ou com loureiro e oliveira.

Via-Sacra
Tem já sido hábito nos últimos meses, um trabalho mais conjunto entre a Catequese e o Agrupamento de Escuteiros da Lousã.
Para continuar esse esforço comum, os dois movimentos vão, mais uma vez, associar-se no próximo dia 21 de Março para realizar uma Via-Sacra que terá o seu início pelas 21h, na Igreja Matriz e que percorrerá alguma das principais ruas da nossa Vila.
Estamos num Tempo Litúrgico que nos apela ao arrependimento e à penitência e, por isso mesmo, os catequistas e os escuteiros vão reproduzir os passos do sofrimento de Jesus Cristo.
Aproveitamos, então, para convidar a população lousanense a acompanhar e participar nesta iniciativa que nos ajudará, certamente, a pensar nos nossos problemas, bem como a crescer interiormente e em comunidade.


Carlos Antunes

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial