Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de março de 2009

Biblioteca mostra a Bíblia através dos tempos



A evolução da Bíblia ao longo dos séculos pode ser apreciada até ao final do mês, na Sala de São Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
A inauguração decorreu a 3 de Março, com uma mesa redonda intitulada "Bibliocronicas". Presentes no colóquio estiveram Fernando R. de la Flor, professor da Universidade de Salamanca, Manuel Portela, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Elvira Fortunato, professora na área da Engenharia dos Materiais na Universidade Nova de Lisboa, António Pedro Pita, delegado regional da Cultura, Carlos Fiolhais, director da Biblioteca Geral da UC, e José António Bandeirinha, pró-reitor da UC. Os oradores falaram sobre o "Passado, presente e futuro do livro e da leitura", como explica José Severro, responsável pela organização do colóquio, passando por "intervenções teóricas a apresentações de engenharia", acrescentou.
A exposição conta com exemplares que datam desde o século XII até aos dias actuais. O exemplar mais antigo é dos finais do século XII. Denominada de Bíblia Latina "Atlântica", nunca esteve exposta antes.
As bíblias são mostradas por ordem cronológica e pertencem todas à biblioteca. A idade das obras expostas requer alguns cuidados, como refere José Severo, sendo necessário manter as bíblias "em ambientes de temperatura e humidade controladas".
A exposição conta com exemplares raros e extremamente valiosos do ponto de vista cultural, a que se juntam os exemplares mais recentes, como é o caso do "e-book", a versão digital da bíblia semelhante ao "papyre", a versão espanhola, também presente na exposição.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial