Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha fotografia
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

10 de março de 2009

PEDRÓGÃO GRANDE: estudantes católicos reflectem sobre espaços educativos


Movimento Católico de Estudantes, reunido em Pedrógão Grande em Encontro Nacional do Sector dos Ensinos Básico e Secundário, sublinhou a importância dos diferentes espaços educativos na formação da pessoas.
Os participantes debruçaram-se, mais especificamente sobre os espaços da família, a fé e o próprio MCE, e, segundo um comunicado enviado à nossa redacção, perceberam que "todos os espaços educativos são necessários para o nosso crescimento e para a definição pessoal de valores". Mais acrescentam ser "necessário haver também, interacção entre todos eles para que possamos ser cidadãos mais capazes de confrontar a realidade".
O MCE assume que vai continuar a "trabalhar esta temática nas diferentes dioceses para pôr em prática as conclusões que daqui levamos".
O encontro que decorreu de 20 a 23 de Fevereiro e teve como temática "Descalça-te: anda com valores", reflectiu também sobre a formação de valores. "A maioria dos valores podem ser adquiridos em todos os espaços contudo, cada espaço tem as suas particularidades".
A família foi também analisada. "Considerando a Família como alicerce de cada um de nós, concluiu-se que este espaço é um lugar de partilha, que transmite segurança e conforto".
O MCE surge da fusão da Juventude Escolar Católica (JEC) e da Juventude Universitária Católica (JUC), filiado na Juventude Estudantil Católica Internacional (JECI) e no Movimento Internacional de Estudantes Católicos (MIEC). Organização fundadora do Conselho Nacional da Juventude (CNJ). Apresenta como fundamental na sua acção o compromisso com a realidade como expressão de fé e tem como objectivo a construção de um estilo de vida diferente, um modo de viver permanentemente atento e crítico às situações de exclusão e de injustiça social.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial