Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

13 de janeiro de 2009

Seixo recorda visita dos Reis Magos



O tradicional Cortejo de Reis Magos, manifestação de raiz cristã que se realiza, no Seixo (Montemor-o-Velho), desde 1966, sem interrupção, foi encenado dia 11, no palco do Centro Cultural do Seixo, com a representação bíblica "O mistério do Natal".
"O primeiro Cortejo dos Reis Magos no Seixo realizou-se no dia 9 de Janeiro de 1966". Afirmação de Manuel Rama, um dos entusiastas desta iniciativa de raiz cristã, referindo que "foi uma criação do padre Manuel Pelino, hoje bispo de Santarém". Manuel Rama disse que "trata-se de um cortejo com características únicas no concelho" acrescentando que "ao longo do cortejo existem diversas encenações, retratando episódios com as principais personagens bíblicas, que culminam com a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus".
Este ano, o Cortejo dos Reis Magos foi "trocado" por uma representação bíblica intitulada "O Mistério do Natal", com encenação no palco do Centro Cultural do Seixo. Não desvendando os motivos da alteração do "tradicional cortejo dos reis", Manuel Rama frisou que "o espírito cristão da iniciativa é o mesmo, representando as três dimensões de Cristo - realeza, divindade e humanidade".
Com sete encenações - Apresentação do Auto, Anunciação à Virgem, Anúncio aos pastores, a Estrela dos Reis Magos, na corte do Rei Herodes, Os Magos em Nazaré e o Natal do nosso tempo, - "O Mistério do Natal" foi corporizado por cerca de trinta intervenientes, dos quais a maioria são adolescentes que participam nas actividades da paróquia.
A festa natalícia, numa organização do Conselho Económico da Igreja Paroquial, com a colaboração do Grupo da Catequese, Grupo de Jovens e Grupo Coral, terminou com um Leilão de Oferendas ao Menino Jesus, cujo produto reverteu para a paróquia. Presenciaram esta encenação dezenas de espectadores, vislumbrando-se o vereador António Saltão, adjuntos da presidência, Abel Girão e Carlos Alberto Sousa.


Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial