Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

13 de janeiro de 2009

Estudo encomendado pela Associação Académica



Frequentar a Universidade tem um custo de seiscentos euros por mês
Já todos sabemos que frequentar uma universidade não é (infelizmente) para todas as bolsas. Para além das propinas, há que fazer contas aos manuais, ao aluguer do quarto e a comida. Compreende-se a preocupação dos estudantes com todas estas despesas. Mas acabam por perdê-la quando um estudo encomendado pela AAC refere que cerca de 70 por cento dos inquiridos usam viatura própria na deslocação para as aulas!

Um estudante da Universidade de Coimbra gasta, em média, mais de cinco mil euros por ano, cerca de 600 euros por mês, segundo um estudo encomendado pela Associação Académica. "Estas conclusões não nos surpreendem, mas vêm provar que hoje o Ensino Superior não é para todos", disse o presidente da AAC, André Oliveira. O dirigente referiu que "diariamente procuram a AAC estudantes com situações preocupantes" por falta de meios para fazer face às despesas.
Segundo o estudo, o estudante--tipo da UC é de fora de Coimbra (70,4%) e não usufrui de apoio social (72,2%), deslocando-se a casa, em média, três vezes por ano. Os maiores gastos são com habitação - 200 euros mensais (incluindo gás, água e luz) - e propinas: cerca de 110 euros.
Quanto às despesas com alimentação, os alunos frequentam as cantinas da UC uma vez por dia e gastam mais cerca de 90 euros mensais nas restantes refeições. Em fotocópias e livros, o montante médio despendido por ano ultrapassa os 260 euros, mas há quem gaste mais de 600 euros.
Dos estudantes deslocados, a maioria (48,4%) está alojada num quarto, mas uma percentagem considerável (32,8%) opta por apartamento.
Um dado curioso do estudo onde foram inquiridos mil estudantes num universo de 20 mil inscritos na UC, é que cerca de 70% do total usam viatura própria na deslocação para as aulas.

MC

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial