Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

24 de setembro de 2008

Coimbra no seu melhor


Miguel Cotrim


A Baixa de Coimbra ainda não tem metro, mas ficou com meio metro de água, no passado domingo, com as fortes chuvas que atingiram a região. Felizmente não houve estragos significativos, pelo menos, que tivessem sido registados pela comunicação social. Valeu a rápida intervenção dos Sapadores que nesse dia não tiveram descanso.
O Pina Prata desta vez não "meteu" água ao denunciar o acordo assinado por Norberto Pires, presidente do IParque, com data anterior à posse das suas funções. Melhor do que isso, apresentou na reunião quinzenal do executivo, provas de usurpação de funções por parte do administrador… È lamentável esta situação que compromete agora o futuro do projecto, essencial para a cidade e para a sua região.
Quando deixa de existir honestidade, já nada vale a pena…
Afinal a sede da nova Entidade Regional de Turismo (ERT) poderá ficar instalada aqui bem pertinho de Coimbra. Após a recente polémica, do facto do Governo ter anunciado Aveiro, como cidade que iria acolher esta estrutura, não faltaram críticas por essa decisão. Para tentar acalmar os ânimos, Henriques Fernandes, Governador Civil de Coimbra e candidato à Câmara Municipal de Coimbra (?), anunciou que a ERT poderá ficar no Luso, Buçaco ou em Anadia.
É com estranheza que observo a deslocalização de organismos regionais anteriormente sediados em Coimbra para outras cidades. Ainda, para mais, sem qualquer tipo de critério, de lógica plausível, racionalidade evidente, ou de poupanças para os contribuintes ou mesmo por outra razão qualquer que não seja o esvaziamento da cidade.
Nada tenho contra cidades como Aveiro, Viseu ou Castelo Branco. Nada tenho contra a repartição de organismos regionais entre as principais cidades da região centro. O que me espanta é que por decisão do Governo, tudo saia de Coimbra. Espanta-me sim, é que a entidade que regionalmente superintende as pescas, fique localizada em Castelo Branco, concelho que deu grandes pescadores ao mundo...
Eu não creio que tudo isto seja uma "cavala" do Eng. José Sócrates contra Coimbra. Podia ter sido um mau aluno enquanto foi estudante do ISEC, mas custa-me a crer que isso seja motivo de perseguição.
Há uma coisa interessantíssima no meio disto tudo: os Governos chegam e vão e o seu futuro será sempre passado. Enquanto que coimbra é e será sempre presente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial