Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

27 de maio de 2008

D. Francisco da Mata Mourisca homenageado na sua terra


D. Francisco da Mata Mourisca, bispo emérito do Uíge (Angola), presidiu no passado domingo à Eucaristia e procissão do Corpo de Deus, na igreja onde foi baptizado há oitenta anos.
No final das celebrações litúrgicas que decorreram com a participação de todas os movimentos e representantes das capelas, e num ambiente de festa e alegria foi feita uma celebração de louvor a Deus pela vida e testemunho do Sr. D. Francisco e uma sessão solene teve lugar na Igreja paroquial totalmente repleta de pessoas.
A Filarmónica da Ilha, tocou uma peça adequada ao momento. O Pároco de Mata Mourisca, fez uma apresentação de imagens da vida e obra do sr. Bispo.
De seguida, a presidente da Assembleia de Freguesia, Odete Ramos sublinhou, em breves palavras, o sentido e significado do gesto de gratidão que se ia fazer, dando o nome do Sr. D. Francisco, à rua principal desta terra, agora Avenida – "agradecer a Deus o dom da vida e a dedicação total como Missionário Capuchinho e Bispo do Uíge, no norte de Angola...pois nunca se afastou dos problemas reais do seu povo martirizado pela guerra e foi um dos mentores do processo "PRO PACE"-que trouxe finalmente a PAZ a Angola." " Tudo isto é fortemente valioso, e além disso e sempre, usou o nome que adoptou na sua profissão religiosa...o nome da sua e nossa terra «Francisco de Mata Mourisca»".
"Isto é para todos nós, orgulho, testemunho e exemplo de Serviço à Igreja, Homem de Fé e de Acção...Um Bispo que fala e de quem se fala... daí a necessidade de deixar assinalado para nós e para os nossos vindouros o seu nome e testemunho e também o ter engrandecido o nome da nossa humilde terra, nos quatro cantos do mundo..."
De seguida o presidente da Junta, António Fernandes manifestou o regozijo e a gratidão do povo destas terras.
Associou-se também o presidente da Câmara de Pombal, Eng. Narciso Mota que, depois de ter visto flashes da vida do
Senhor Bispo e de saber de toda a sua dedicação no processo da Paz em Angola, mereceria um Prémio Nobel da Paz.
Sublinhou ainda que, depois da atribuição da medalha de Ouro do Município, Pombal, a seu tempo, irá também deixar gravado o seu nome, numa das artérias da Cidade.
O senhor D. Francisco descerrou em seguida, na Igreja Matriz, uma bela fotografia sua, onde está acompanhado do Papa João Paulo II.
...E foi altura de vir à rua principal, lançar pombas brancas e inaugurar a nova Avenida com o Seu Nome.
OBRIGADO SENHOR D.FRANCISCO...de Mata Mourisca.


António Nogueira

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial