Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

25 de janeiro de 2008

Unidade dos Cristãos



A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorreu de 18 a 25 de Janeiro, foi assinalado, na Diocese de Coimbra, por quatro momentos de encontro ecuménico, em que estiveram presentes a Igreja Católica, a Igreja Presbiteriana e a Igreja Ortodoxa Grega. Os encontros tiveram lugar na Região Pastoral da Beira-Mar que limitou a participação dos cristãos das outras zonas pastorais da nossa diocese.

“Orai sem cessar” foi a proposta para esta semana ecuménica que comemorou 100 anos.

A oração, não deve ser restringida aos oito dias de Janeiro, mas deve ser prolongada por todo o ano. Já foram dados passos importantes, impensáveis quando o Rev. Paulo Wattson, em 1908, iniciou esta semana, mas o caminho ainda é muito longo, ainda há muitas coisas que nos separa e nos divide. Passados 100 anos, apenas a oração nos têm unido. Claro, não posso esquecer os vários documentos publicados sobre esta matéria. E o resto? Como vivemos no nosso dia a dia com os nossos irmãos protestantes? Normalmente temos sempre uma atitude discriminatória. Aquilo que é diferente, temos tendência a rejeitar… e esquecemos que são pessoas como tu e eu, e que acreditam no mesmo Deus. Temos que nos deixar de preconceitos e aceitar o outro tal e qual com é… a unidade dos cristãos é isso mesmo. Aceitar e respeitar o próximo.
Este caminho inicia-se dentro da nossa própria Igreja, na nossa comunidade paroquial.

Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial