Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

23 de janeiro de 2008

A Cruz de São Damião visita a Diocese de Coimbra



A Família Franciscana vive um triénio de preparação para o grande jubileu do ano 2009. Nessa data celebram-se os 800 anos da conversão de São Francisco de Assis, do início do carisma franciscano e da aprovação da «forma de vida evangélica» por parte do Papa Inocêncio III.
Um dos passos decisivos nesta conversão foi o encontro do jovem Francisco com o Crucifixo de São Damião. Por isso, a Família Franciscana Portuguesa lançou, neste triénio de preparação, a peregrinação da Cruz de São Damião por todas as Fraternidades e Comunidades franciscanas de Portugal. Assim, no primeiro ano (2006/2007), a Cruz de São Damião percorreu as Dioceses do Sul. Neste ano de 2007/2008, está em peregrinação pelas dioceses do Centro. Finalmente, em 2008/2009, será a vez das Dioceses do Norte.
A Diocese de Coimbra acolheu o ícone franciscano no dia 7 de Janeiro, vindo da Diocese de Portalegre Castelo Branco. Várias Comunidades Franciscanas de Coimbra já receberam a sua visita. Neste fim-de-semana encontra-se na Igreja de Santa Justa passando de seguida pelas Irmãs Franciscanas de N. Sr.ª das Vitórias. No dia 30 é acolhido pela OFS da Figueira da Foz. No dia 1 de Fevereiro chegará ao Louriçal às 19.30 h. Depois da recepção na rotunda, junto ao Largo D. Luís de Meneses, seguirá para a Igreja do Convento. No dia 2, à tarde as crianças rezarão diante da Cruz e levá-la-ão até à Igreja Matriz. À noite as celebrações serão dinamizadas pelos jovens. No Domingo às 15.30 h. o Crucifixo estará de novo no Convento para uma oração que introduzirá o profundo simbolismo da Cruz de São Damião. Todas as Paróquias do Arciprestado de Pombal são convidadas a participar. O dia de 2ª feira está reservado às Irmãs Clarissas.
Na terça-feira às 20 horas no Convento um momento de oração e reflexão perante as interpelações que este sagrado ícone nos lança. Na quarta-feira, às 19,30 Missa e imposição das cinzas. Na quinta feira, às 16 horas será a cerimónia de despedida e entrega à Comunidade dos Franciscanos Conventuais.
Quem desejar pode participar nestas celebrações venerando o Crucifixo que dirigiu a palavra a Francisco de Assis, chamando-o para uma missão ousada: "Francisco, vai e repara a minha casa que, como vês, está quase em ruína".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial