Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

23 de janeiro de 2008

Carapinheira dinamiza 3.º Curso Alpha


Dia 17 de Janeiro iniciou-se, na paróquia da Carapinheira, o terceiro Curso Alpha, abrangendo também algumas paróquias do arciprestado – Carapinheira, Meãs, Tentúgal, Arazede, Seixo e Montemor. Este curso, a decorrer no Centro Social e Paroquial "é uma evangelização de futuro", tem uma participação de cerca de 80 novos catecúmenos, sendo organizado pelo diácono Lusitano Rainho, coadjuvado por diversos monitores/animadores.
O P.e Jorge da Silva Santos, responsável dos Cursos Alpha em Portugal, veio até à Carapinheira para estimular os novos catecúmenos no mistério da fé, explanando, com entusiasmo, os princípios do Curso Alpha, Depois de saudar e dar as boas-vindas a cerca de 8 dezenas de novos "neófitos", o presbítero deu início a este terceiro curso, com uma brilhante palestra, referindo que "este método é uma evangelização de futuro e já está implantado em quatro dioceses portuguesas", adiantando que "a médio prazo pretende-se que o curso, de "tipo Kerigmático", que surgiu em Londres, na Igreja Anglicana, tenha uma abrangência nacional".
Ainda relativamente desconhecido em Portugal, "o Curso Alpha é um curso de cerca de dez semanas de introdução às bases da fé cristã; é apresentado pelos seus responsáveis mais como um instrumento de evangelização do que de catequese, tendo sido concebido para aqueles que não têm fé ou têm dela apenas uma experiência muito limitada: não baptizados, não crentes e não praticantes", referiu o padre Jorge.
Nesta sessão de apresentação do curso, o sacerdote da "Comunidade Emanuel" teve oportunidade de apresentar o primeiro tema: "O Cristianismo: uma religião falsa, aborrecida e ultrapassada?"
Nesta sessão de abertura marcaram presença o padre José Ferreira, pároco da Carapinheira e os padres Élcio Roberto e Martinho de Sousa, que acompanham as paróquias de Meãs e Tentúgal. Na edição passada dissertámos sobre os fundamentos e desenvolvimento de um curso Alpha.


Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial