Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

23 de janeiro de 2008

Presidente Cavaco em Coimbra nas Jornadas do Património



Na sua visita a Coimbra, integrada nas II Jornadas do Roteiro do Património, o Presidente da República foi recebido por D. Albino Cleto. E não foi por acaso. Grande parte do património existente está sob alçada da Igreja. D. Albino Cleto para além de Bispo de Coimbra é um especialista em Arte Sacra, Preside à Comissão de Arte Sacra da Conferência Episcopal Portuguesa. E conhece bem o património religioso existente na sua diocese… A sua presença significou um alerta à Presidência da República para a preservação deste tão grande e vasto património.
"Espero que a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade venha a ser bem sucedida". O desejo foi expresso pelo Presidente Cavaco Silva, durante a sua visita a Coimbra, no dia 21 de Janeiro, nas suas II Jornadas do Roteiro do Património. O Chefe de Estado visitou ainda, demoradamente, o mosteiro de Santa Cruz e a Sé Velha, elogiando o movimento de cidadãos que procuram valorizar e defender estes monumentos
.



Foi na Igreja de Santa Cruz, que o Presidente da República deu início às II Jornadas do Roteiro do Património. E não foi por acaso. Cavaco Silva homenageou o fundador da nacionalidade, Afonso Henriques, na Igreja de Santa Cruz, onde depôs uma coroa de flores. "Foi um momento mais ligado à fundação da Nação portuguesa. Ali tratava-se, em primeiro lugar, de prestar homenagem àquele que foi o pai da Nação portuguesa", disse, mais tarde, aos jornalistas.
Depois da homenagem, o Chefe de Estado fez uma visita demorada ao monumento, acompanhado pelo Padre Dr. José Eduardo Coutinho, que lhe transmitiu toda a história do mosteiro.
Cavaco Silva, que se fez acompanhar, pela ministra da Cultura, por deputados da Assembleia da República e por entidades da cidade e da região, foi recebido às portas da Igreja de Santa Cruz pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, que também o acompanhou na visita.
A viagem prosseguiu até à Sé Velha, onde o Presidente foi recebido pelo pároco João Evangelista Ribeiro Jorge. Ainda no interior do templo, no livro de honra, Cavaco Silva escreveu que "a Sé Velha é um monumento emblemático do património histórico e cultural português. Foi com imensa satisfação que nesta minha visita tomei conhecimento do movimento de cidadãos para a valorização e defesa deste símbolo de identidade nacional". O Presidente referia-se, concretamente, ao grupo de cidadãos que promove a defesa e a protecção da Igreja de Santa Cruz e da Comissão da Fabrica da Sé Velha.
"Não deixem morrer o entusiasmo", pediu Cavaco Silva.
Antes da hora de almoço, o Presidente da República esteve reunido com alguns professores e investigadores da área do património no Palácio de S. Marcos. No final, em declarações aos jornalistas, o Chefe de Estado disse que "podemos pensar na preservação como uma inspiração para andar para a frente, para construir um futuro melhor para Portugal. Por isso, tenho procurado chamar a atenção junto das entidades e dos cidadãos em geral, das empresas, das escolas para a defesa e a valorização do património histórico e cultural português porque faz parte da nossa identidade e é isso que marca a diferença do nosso país em relação aos outros países".
Espero que a candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património da Humanidade "venha a ser bem sucedida"
À tarde, numa visita à Universidade, o Presidente da República fez votos para que a candidatura da Universidade de Coimbra (UC) a Património da Humanidade "venha a ser bem sucedida", de forma a que se torne "ainda mais visível", não só a qualidade sua arquitectónica, mas também a sua implantação na geografia e na história "desse outro bem – imaterial e imprescindível –, que é o saber".
Depois de uma visita à instituição universitária, Cavaco Silva disse ter ficado satisfeito ao ter tomado conhecimento dos projectos que a universidade, em articulação com a Câmara de Coimbra, está a desenvolver "para a requalificação dos seus espaços e para a apresentação de uma candidatura a Património da Humanidade".
"A Universidade de Coimbra nasceu praticamente com o Estado português. Desde então, até hoje, ela tem sido um dos pilares mais sólidos da nossa identidade, da nossa existência como Nação independente e da nossa afirmação internacional", salientou Cavaco Silva, enquanto intervinha no Museu da Ciência. O Presidente da República não deixou de elogiar as "importantes iniciativas" da autarquia em matéria de reabilitação do centro histórico urbano", que – realçou – "devem ser estimuladas" e que "contribuirão, decerto, para que a cidade obtenha o reconhecimento que merece". Quanto à universidade, frisou que "ninguém melhor do que ela poderá sensibilizar os responsáveis, investigar e divulgar os conhecimentos e técnicas que hoje em dia requer a conservação e promoção do património", referiu. Cavaco Silva disse ainda que em todo seu trabalho, a UC tem "um papel muito especial a desempenhar", ao lado das restantes entidades directamente envolvidas na causa do património.



Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial