Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

28 de janeiro de 2008

No Jubileu Episcopal de Dom Albino Cleto



Exmo. e Reverendíssimo Sr. D. Albino
Excelências
Digníssima assistência


É com profunda alegria que participo nesta celebração comemorativa do Vigésimo Quinto Aniversário da Ordenação Episcopal do Senhor D. Albino Mamede Cleto.
Faço-o apresentando o meu testemunho humilde e sincero como Religiosa Consagrada e como colaboradora integrada no Secretariado da Pastoral das Vocações e no Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra.
É principalmente nesses campos que vou acompanhando e dando conta da dinamização, entusiasmo, empenho e labor do nosso Bispo, Dom Albino, na sua missão de contribuir para o crescimento na Fé da Comunidade Diocesana.

Em nome dos Consagrados Louvo O nosso Bom Deus pela sua Vocação, vida de dom e amor a Deus e à Família humana.
É com profundo reconhecimento que sinto o Senhor Bispo vibrar no dia do Consagrado marcando com a sua presença, as suas reflexões profundas, as palavras de ânimo e coragem para continuarmos a seguir um Deus de amor, vivo e verdadeiro, incentivando cada Consagrado a ser fermento de uma Igreja que se quer viva e actuante.

Na Pastoral, testemunho a entrega, doação e zelo Apostólico do Senhor Bispo ao estar sempre presente e muito actuante em todas as iniciativas Pastorais.
De todas as Celebrações saliento a Peregrinação Diocesana a Fátima cujo promotor e principal impulsionador foi o Senhor Dom Albino. A grande intenção desta Peregrinação, que envolveu toda a Diocese, era pedir pelas Vocações.
Em todas as Celebrações promovidas pelos Secretariados da Pastoral Juvenil e Vocacional da Diocese, o Senhor Bispo está sempre presente.
Destaco as vigílias de Oração pelas Vocações que se realizaram em diversos Arciprestados e alguns bem longe do aconchego de Coimbra como Ferreira do Zêzere, Mealhada e Arganil, Soure e Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra e outros.
Recordo com admiração uma viagem de regresso que fazíamos, precisamente da Pampilhosa da Serra para Coimbra, durante a qual, o Senhor Bispo, à medida que passávamos por cada Aldeia, ia-nos informando do número de pessoas que lá viviam, o número de pessoas que constituíam alguns agregados familiares e até, por vezes, o nome de pessoas e suas situações de sofrimento e de vida.
Isto mostra bem o seu conhecimento, envolvimento e zelo pelos seus Diocesanos. É o pôr em prática o que nos diz o Mestre dos mestres no Evangelho de São João, “Eu sou o bom Pastor, conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me” (Jo.10,14)

Quando estamos em momentos de oração, toca-me de forma particular, o profundo e silencioso recolhimento, vivido sem pressa, que se torna um convite a toda a assembleia a deixar-se envolver na intimidade de Deus e a confiar na Palavra de Cristo que nos diz “Permanecei em Mim e eu permanecerei em vós” (Jo.5,4)

E as suas reflexões com os jovens? Tem sempre muito presente a importância da Vocação e da missão de cada um, de modo a despertá-los para o Chamamento que Jesus continuamente faz “Vem e Segue-Me “

Impressiona-me e cativa-me a insistência e persistência do Senhor Bispo que não se cansa no incentivo contínuo que faz aos jovens para descobrir e Seguir Jesus Cristo. Alimentado pela Espiritualidade de S. João da Cruz que nos diz: “a alma que anda em amor não cansa nem se cansa”
Ou como nos diz S. Paulo na segunda carta a Timóteo; “Prega a Palavra, insiste oportuna e inoportunamente.” (2Tim.4,2)
Na preparação para o crisma, sensibilizam-me as reuniões que realiza com os crismandos. Com um discurso atraente, mas ao mesmo tempo profundo e muito próximo dos jovens, vai-os despertando para as verdades da fé de tal forma que já ouvi alguns jovens dizerem “um Cristo apresentado assim também eu quero seguir”.

Neste seu zelo Apostólico quero ainda aqui referir o empenho do Senhor Bispo em reunir as Escolas Católicas da Diocese, fazendo nascer o Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra denominado NEC

Este Núcleo é formado pelas seguintes Escolas:
- Colégio da Imaculada Conceição (Cernache), pertencente à Companhia de Jesus;
- Colégio da Rainha Santa Isabel (Coimbra), da Congregação das Irmãs de S. José de Cluny;
- Colégio de São José (Coimbra), da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena;
- Colégio de São Teotónio (Coimbra), pertencente à diocese de Coimbra;
- Escola da Casa de Nossa Senhora do Rosário (Tavarede, Figueira da Foz) do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia.
- Externato de João XXIII (Coimbra), particular;
O Núcleo tem como Objectivos:
► Estimular as escolas (do “núcleo”) a assumirem a sua identidade cristã
► Promover o intercâmbio de ideias e projectos
► Potenciar energias e esforços em áreas consideradas, consensualmente, prioritárias, tendo, também, como referência as grandes linhas do Plano Pastoral Diocesano e outras temáticas de índole nacional e internacional
► Promover, intensamente, o valor da solidariedade

As reuniões do Núcleo são sempre iniciadas com uma breve mas profunda reflexão feita pelo Senhor Dom Albino, motivando os Educadores presentes para o papel essencial da Escola Católica e do Educador da Escola Católica.

O Senhor Bispo acompanha e incentiva as grandes campanhas de Solidariedade que o núcleo tem desenvolvido, nomeadamente a favor da ACREDITAR, da APPACDM e no presente Ano para a Casa dos Pobres de Coimbra. Exemplos destas campanhas são os festivais, venda de Jornais de Turma, quermesses, barraquinhas e outros.

A criação do Núcleo provocou um intercâmbio vivo entre as Escolas católicas desenvolvendo actividades comuns o que mostra o empenho do Senhor Bispo em fomentar o Espírito de união e caridade numa só Igreja. Todos juntos podemos fazer mais e melhor, tornando-nos numa Igreja viva e actuante. Desta forma não caímos no risco de uma fé que, sem obras, é morta, como nos diz S. Tiago no Capitulo segundo versículo vinte e seis. (Tgo.2,26)

Muito mais poderia salientar mas ficaria sempre aquém do muito que vamos recebendo do dinamismo, inteligência, dom de si e sabedoria do Senhor Dom Albino
Por tudo isto que nos vai dando quero em nome das Religiosas desta Diocese expressar o nosso profundo apreço, admiração e agradecimento. Como afirma Ana Maria Javouhey Fundadora da Congregação das Irmãs de S. José de Cluny, à qual pertenço,
“Com uma vontade forte conseguem-se grandes coisas.”

Muito obrigada, Senhor Bispo.

E a ti, Ó Bom Deus, te louvo pelo Dom da Vida que és em cada um de nós e pelo que manifestas através da força do espírito. Particularmente hoje te louvo pelo sim radical e assumido que brilha nas obras realizadas pelo nosso Pastor. Te louvo pelo apelo permanente que nos fazes através do seu exemplo de entrega.
Te peço, Senhor, Bom Deus, que continues a dar luz, força, entusiasmo, dinamismo e longa vida ao nosso Bispo Dom Albino para assim continuar a cuidar do rebanho que lhe confiaste.

Louvemos o Senhor

Bem Hajam.


Irmã Otília

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial