Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

7 de dezembro de 2007

Beethoven em Concerto de Natal na Sé Velha

A Comissão da Fábrica da Sé Velha e a Turismo de Coimbra – E.M. abrem as portas da Sé Velha para o “Concerto Anúncio de Natal 2007”
Num tributo a Ludwig Van Beethoven, a Orquestra Filarmonia das Beiras, o Choral AEminium e o Coro Regina Coeli (Lisboa) actuam no próximo domingo, 9 de Dezembro, pelas 19h00, na Sé Velha.
Trata-se da segunda edição do “Concerto Anúncio de Natal”, uma iniciativa da Comissão da Fábrica da Sé Velha, que este ano promove o espectáculo em parceria com a Turismo de Coimbra – E.M..
Durante hora e meia, 150 músicos interpretarão a mais conhecida e popular obra de música erudita europeia. Com direcção de orquestra de António Vassalo Lourenço, são ainda de destacar as actuações da soprano Isabel Alcobia, da romena Liliana Bizineche (mezzo-soprano), do tenor Paulo Ferreira e de Jorge Vaz Carvalho (barítono).

A Nona Sinfonia, um das últimas obras compostas por Beethoven, foi apresentada pela primeira vez, no ano de 1824, em Viena. A partitura foi editada em 1826 pela Casa Schott, em Mainz.
Esta foi a primeira sinfonia da história a utilizar a voz humana, que figura no quarto andamento, com um coro e quatro solistas, sobre a poesia, modificada por Beethoven, do original Friedrich Shiller “Ode na dir Freude” (Ode à Alegria). Este andamento, assim como uma versão modificada do poema de Schiller, foi escolhido como Hino da União Europeia, pela síntese que faz de ideais clássicos ligados ao humanismo, fraternidade, liberdade e igualdade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial