Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

6 de dezembro de 2007

Centro de Bem-Estar Infantil: o exemplo de bem-fazer


O Centro de Bem-Estar Infantil do Movimento dos Casais de Santa Maria, na Casa Branca, junto à PSP possui um novo parque infantil. Esta instituição tem sido um marco importante na defesa dos valores cristãos…Como gesto de reconhecimento, Carlos Encarnação decidiu “apadrinhar” este novo equipamento.


Representando um investimento que ronda os 38 mil euros, o novo parque infantil vai “servir” as 180 crianças que frequentam o Centro de Bem-Estar Infantil do Movimento dos Casais de Santa Maria.
Vestidas de Pais Natal, as crianças agradeceram ao autarca com canções desta quadra. E não era para menos, apesar da instituição ter levado a efeito diversas actividades com o objectivo de angariar verbas para este novo equipamento, (nomeadamente festas, colectas aos pais e empresários), se não tivesse sido a autarquia a comportar os custos, tal não teria sido possível. Há muito que os funcionários desta instituição sonhavam com este equipamento exterior para as suas crianças. O Centro de Bem-Estar Infantil é a única estrutura a nível nacional que pertence ao movimento dos Casais de Santa Maria. Sendo uma IPSS, acolhe crianças de todas as classes sociais, dando prioridade às crianças mais desfavorecidas, mal tratadas e mães solteiras. Apesar da instituição viver com algumas dificuldades financeiras não deixam de ajudar quem precisa – exemplo, disso é a existência de um aluno ucraniano em que as suas despesas são suportadas pela instituição dirigida pela Dr.ª Anabela Cristóvão. Algumas necessidades são tão básicas, que chegam a mandar comida e roupa para casa…
Esta instituição surgiu em 1972 pelas mãos do Padre Saúde. As suas actividades iniciaram-se a pedido de alguns casais, num apartamento junto à igreja de S. José. Depois em 1988, este Centro de Bem-Estar Infantil abriu as suas portas, mas, só foi inaugurado em 1990 pelo então ministro da Presidência e da Defesa, Dr. Fernando Nogueira. A instituição tem neste momento 43 funcionários e tem as valências de creche e infantário.
A Câmara Municipal tem encetado esforços com o Ministério da Administração Interna e com a PSP para libertar um depósito de carros, situado em terrenos contíguos à Escola Básica 2/3 Dr.ª Maria Alice Gouveia e ao infantário do Centro Bem Estar dos Casais de Santa Maria. “É uma mágoa que tenho porque ainda não consegui resolver essa questão”, referiu Carlos Encarnação.
O objectivo seria a ampliação do centro, aproveitando aquele espaço, para que pudesse acolher mais crianças, “criando assim a valência do primeiro ciclo”, salientou também ao “Correio” Anabela Cristóvão, directora da instituição, que alertou ainda para necessidade de uma passadeira à porta do infantário. Mas, a grande preocupação desta técnica é tirar o lixo à porta de casa. A presença da polícia não lhe incomoda, antes pelo contrário, agora o depósito de “carros que ali fica durante muito tempo (para não “anos”), trazem algumas pragas, o que não favorece muito uma instituição que trabalha com crianças”.
Outro dos objectivos de Anabela Cristóvão é procurar renovar o movimento em Coimbra. São cerca de 50 casais que pertencem presentemente ao movimento e a grande maioria são já idosos. Para isso vai apostar na divulgação deste organismo que começou em Coimbra.



Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial