Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

18 de setembro de 2007

Tábua: Presidente Cavaco inaugura hospital


Presidente da República inaugurou o hospital de cuidados continuados da Misericórdia de Tábua, considerando que esta nova unidade "é um bom exemplo daquilo que a sociedade civil pode fazer".

O Presidente da República inaugurou, no passado sábado, em Tábua, o novo Hospital de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia local, apelando a um aumento de competências para as câmaras municipais no domínio da inclusão social.
Visitando pela primeira vez o concelho de Tábua na qualidade de Presidente da República, Cavaco Silva, nomeou, concretamente, a descentralização do poder central para o local, na área da educação, "no combate à exclusão social, no combate à pobreza e também no apoio à saúde".
Na sua opinião é fundamental "prosseguir neste caminho de descentralizar cada vez mais para as autarquias, políticas públicas no domínio da inclusão social".
Deixou ainda um claro sinal ao governo para que chegue a acordo com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), depois desta entidade, ter decidido "bater com a porta" e não assinar os acordos para integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). (Ler notícia neste jornal).
"Esta unidade é um bom exemplo daquilo que a sociedade civil pode fazer para cuidar e prestar atenção de forma humana aos idosos da nossa sociedade", frisou.
Adiantando que se deslocou a Tábua para dar um "apoio claro" às misericórdias que, "com dedicação, sem olhar a exigências, remunerações ou outras compensações, de dedicam aos mais fracos" e que o Presidente da República, "não pode deixar de estar sempre ao lado dos mais fracos".
Cavaco Silva, fez também, mais uma vez, um apelo a "políticas activas de estímulo à natalidade e de apoio às mulheres grávidas".
"Não é apenas o problema da diminuição do número de portugueses, é também a necessidade de homens, mulheres e jovens para criar riqueza, aquela que é necessária para assegurar a vida digna aos mais idosos", sublinhou.
Reconversão de uma unidade da década de 50
O provedor da Santa Casa da Misericórdia lembrou o percurso do hospital desde a sua criação, na década de 50, até 1997, ano em que foi desactivado, depois da construção do novo centro de saúde local. Depois do encerramento, o edifício do antigo hospital, foi-se degradando e tiveram lugar várias tentativas para reactivar o espaço, mas só em 2005 a Misericórdia de Tábua decidiu avançar para a criação de um hospital de cuidados continuados. Ferreira Marques realçou que a inauguração do antigo hospital e agora a sua reactivação, como unidade de cuidados continuados, são dois momentos que "representam várias gerações, vários modelos, mas que acima de tudo traduzem outras exigências, outras respostas, no âmbito da saúde". A remodelação total do antigo edifício custou cerca de cinco milhões de euros, tendo sido comparticipado em 500 mil euros pelo programa Saúde XXI. A infra-estrutura, com dez mil metros quadrados de área e três pisos, tem 72 camas, com 12 suites, repartidas por quatro unidades: convalescença, reabilitação, longa duração e cuidados paliativos. Possuirá ainda um lar de idosos e as valências de fisioterapia, reabilitação e hidroterapia com ginásio, SPA e piscina interior. Poderão ainda vir a existir consultas externas em várias especialidades.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial