Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

19 de julho de 2007

Projecto (único) para monumento a Nunes Pereira foi rejeitado


As comemorações do Centenário do Nascimento de Monsenhor Nunes Pereira – evocação que decorre ao longo do ano de 2007, através de um vasto programa cultural, com incidência nas Exposições, atendendo ao facto de Nunes Pereira ter sido um multifacetado artista, que dedicou grande parte da sua obra às artes plásticas, destacando-se na vertente da Xilogravura – integraram, na sua programação um Concurso de Ideias para um Monumento a Monsenhor Nunes Pereira.
O concurso decorreu de Janeiro a 15 de Março do ano em curso, tendo sido apresentado a Concurso apenas um Projecto escultórico, de autoria de Elisabete Oliveira, que o Júri do Concurso (constituído por Mário Nunes, vereador da Cultura, Cónego Aurélio Campos, reitor do Seminário de Coimbra, António Pedro Pita, delegado Regional da Cultura do Centro, Augusto Alfaiate, presidente do Movimento Artístico de Coimbra, Virgínia Gomes, técnica superior do Museu Machado de Castro, Vítor Manuel Bairrada Murtinho, professor do departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), ponderadas as suas qualidades e as características deliberou, por unanimidade, não acolher a candidatura, pela sua "dimensão exagerada, que dificultaria a respectiva colocação"; pela "diversidade de elementos na composição, logo prejudicando a indispensável unidade que a obra exige"; e pela "inadequação de alguns elementos ao objectivo essencial do monumento, ou seja, uma síntese artística que abranja a figura multifacetada do homem, do artista e do padre".
A autora propôs um "círculo arrelvado", um memorial, paralelepípedo de calcário branco, a implantar em rotunda vasta ou parque-jardim. E tendo Augusto Nunes Pereira escrito que "a vida é como um rio..." ideal seria se pudesse ser à vista do Mondego, se possível, na confluência com o seu rio natal, Ceira, pela Portela onde viveu.
Uma vez constar do regulamento do referido concurso que a Câmara Municipal de Coimbra assegura a divulgação da decisão final, promovendo a realização de uma exposição pública de todos os trabalhos seleccionados, na Casa Municipal da Cultura o projecto estará exposto de 23 de Julho a 19 de Agosto, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h30.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial