Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

25 de maio de 2007

Diocese de Coimbra participou num encontro europeu ecuménico em Estugarda

Cerca de 10 mil cristãos de mais de 150 movimentos e comunidades de várias Igrejas europeias estiveram reunidos em Estugarda no dia 12 de Maio, para o Encontro Ecuménico Europeu. Mais de 160 cidades europeias acolheram, através do satélite, encontros integrados na iniciativa. Em Coimbra, perto de 120 pessoas assistiram, no Instituto Português da Juventude, à transmissão desta Jornada que decorreu sob o tema “Juntos pela Europa”. Os dois dias anteriores, 10 e 11 de Maio, congregaram, na mesma cidade alemã, os líderes de vários movimentos e grupos cristãos, na discussão do tema “A caminho, juntos”.
Portugal fez-se presente no Encontro com um grupo de 60 pessoas, tendo esta participação sido dinamizada pelo Movimento dos Focolares. Num dia que alternou discussões e debates com música e louvor ao Cristo que une pela fé, reafirmaram-se valores fundadores para a construção de uma Europa mais solidária e aberta à multiplicidade cultural. Como sublinhado pelo Papa Bento XVI, através de uma mensagem veiculada Cardeal Tarcisio Bertone, “a pós modernidade não pode apagar a dimensão espiritual da Europa”, sendo por isso importante “dissolver preconceitos, superar nacionalismos e barreiras históricas e impulsionar o compromisso”. A ideia foi também reforçada pelo Patriarca ecuménico (ortodoxo) de Constantinopla, Bartolomeu I, ao afirmar que “o homem foi criado à imagem de Deus, longe dos esquemas humanos, das diferenças ideológicas e das diferenças de classe”. Por sua vez, o Arcebispo de Canterbury e primaz da Igreja anglicana, Rowan Williams, elogiou a celebração do encontro, organizado “não por quem quer ter todas as respostas para os males da Europa, mas pelos que sabem que existe uma verdadeira esperança e uma fonte de renovação muito além de todos os nossos projectos e de todos os nossos recursos”
Maria Teresa Lobo, participante de Coimbra, realça a importante presença de personalidades políticas, como um sinal importante do encontro. Romano Prodi, Angela Merkel ou Durão Barroso são apenas alguns dos responsáveis europeus que participaram, pessoalmente ou através de discursos escritos, valorizando, dessa forma, uma Europa unida, não só politicamente, mas também pelo espírito.
Este Encontro Ecuménico aconteceu, pela primeira vez, em 2004, por iniciativa de João Paulo II, que, na sua mensagem elaborada para a ocasião, deixou aos jovens o apelo de testemunharem os valores cristãos “para que o mundo creia”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial