Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

22 de maio de 2007

Andará Deus preocupado com alguma coisa?!


Nuno Santos

Ando preocupado com muitas coisas que estão a acontecer… Umas dentro da Igreja (são as que me preocupam mais!!!) outras pelo mundo fora. Tudo acontece na maior das apatias e na maior das indiferenças…
Continuamos a adiar opções de fundo… e entre desculpas superficiais e justificações cómodas, sobrevivemos numa Igreja que vai ‘caindo’ envolvida por incensos litúrgicos que ‘afasta’progressivamente as pessoas… Deixando, assim, de cumprir a principal missão do sentido da vida fundado nos critérios evangélicos.
Assim, se explicam algumas opções de padres e leigos… assim se compreende os projectos inacabados, as afirmações gratuitas, as incompetências reiteradas e as soluções constantemente proteladas.
Não vejam aqui uma crítica a ninguém em particular porque também eu faço parte desta história na conivência e, muitas vezes, no conformismo. Também eu engrosso colunas de jornal com palavras poéticas e frases feitas… Quase apetece dizer «basta de palavras» (prometo ser mais breve na escrita).
E Deus que tem a dizer de tudo isto? Num instante dei comigo a pensar se Deus andaria preocupado com alguma coisa… Talvez. Num mundo onde parece que andamos todos demasiado preocupados apetece perguntar pelas preocupações de Deus.
Como sabemos a palavra «pre-ocupado» quer dizer, em rigor etimológico, «ocupado previamente». De facto, o que nos ocupa interiormente e previamente?!
Estava a pensar nestas coisas quando dei comigo a ler a resposta… Era o tema proposto para a Semana da Vida: Felicidade Humana – Preocupação de Deus. Sem mais, uma felicidade integral e total.
Eis um Deus preocupado. O nosso Deus é assim alguém preocupado. Não com qualquer coisa… mas connosco e com a nossa felicidade. Este é o Deus em que acredito e pelo qual quero dar a minha vida.
Que a nossa ‘marca cristã’ ganhe vida em outras vidas na preocupação pela felicidade do outro. Mais do que seremos cristãos (ou paróquias) que fazem coisas sejamos pessoas que acolhem e concretizam a preocupação de Deus – a felicidade humana.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial