Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

7 de março de 2007

Jornadas de Teologia 2007

Mulher e a Igreja: perspectivas para o século XXI
O Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET) de Coimbra, organiza, nos dias 23 e 24 de Março, no auditório do Instituto Português da Juventude, mais uma edição das Jornadas de Teologia, sob o tema “A Mulher e a Igreja: perspectivas para o século XXI”. Nas palavras do director do ISET, o padre doutor A. Jesus Ramos, o objectivo das Jornadas, com mais de 20 anos de existência, “tem sido sempre o de fazer uma reflexão sobre algum aspecto pertinente de actualidade eclesial e social”. Como explica este responsável, a escolha do binómio Mulher/Igreja como tema surge por se ter entendido que estava “na hora de fazer uma reflexão” sobre a questão, “abrindo perspectivas para uma clarificação teológica e doutrinal sobre este assunto, que está na ordem do dia”.
O programa científico terá início, no dia 23, com uma abordagem bíblica do tema (9h30), a cargo do Dr. José Carlos Carvalho, da Universidade Católica (Porto), a realizar uma tese de Doutoramento sobre a mulher na Sagrada Escritura. A partir das 11h, será percorrida a história da Igreja, através da intervenção da Doutora Filomena Andrade, do Centro de Estudos de História Religiosa da UC. Seguem-se as abordagens sob o ponto de vista da família e sociedade (15h), a cargo da Doutora Maria do Rosário Carneiro, e na óptica da comunicação social (16h30), da responsabilidade da Dr.ª. Laurinda Alves.
Já no dia 24, a irmã Dr.ª Laurinda Faria, Hospitaleira, orientará uma lição sobre a actualidade da consagração da mulher ao serviço da evangelização (9h30), seguindo-se a intervenção do Doutor D. Carlos Azevedo (11h), relativa à presença da Mulher na Igreja no século XXI. O encerramento das Jornadas (12h30) contará com a presença do Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto.
A iniciativa destina-se a todos os que estejam interessados no aprofundamento de conhecimentos sobre o tema. As inscrições podem ser feitas na secretaria do ISET, no Seminário de Coimbra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial