Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

2 de março de 2007

Ícone da amizade de Taizé em Coimbra

O ícone da amizade, entregue pelo reitor da comunidade de Taizé, irmão Alois, aos jovens europeus, depois do grande encontro de Zagreb, tem percorrido o nosso país e estará em Coimbra, de 1 a 19 de Março.
Com origem no Egipto, no século VI, o ícone foi copiado e distribuído por grupos de países diferentes, no Encontro Europeu, que aconteceu no final do ano passado. Este símbolo da amizade e fraternidade em Cristo estará presente em "pequenas peregrinações de confiança" em lugares onde os jovens se reunirem em seu torno. Nas palavras da comunidade ecuménica em Portugal, levando o ícone de uma paróquia à outra "é possível criar ou aprofundar contactos, partilhar experiências, rezar em conjunto, vivendo assim, de forma muito simples a atitude interior de um peregrino, que se põe a caminho para ir ao encontro dos outros e ao encontro de Deus".
Em Coimbra, vários grupos, paróquias e comunidades vão receber este símbolo, que será acolhido, na diocese, pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, no dia 1 de Março, pelas 19,30 horas, no Instituto Justiça e Paz. O ícone da amizade estará, depois, presente em Mira, pela mão do Grupo de Jovens de Portomar (dia 2), no Encontro Vocacional da Diocese de Coimbra (dia 3, na Igreja de S. José), nas eucaristias da paróquia de S. José (dia 4), na residência da Comunidade das Irmãs Servidoras do Evangelho (dia 5), na oração semanal da Pastoral Universitária (dia 6), na oração mensal com cânticos de Taizé, em S. José (dia 7), na capela da residência dos Missionários Combonianos (dia 8), na Comunidade de Santa Justa, Capuchinhos, (dia 9), na capela do Monte Formoso (dia 10), em Cernache, na residência do Pré seminário (dia 15), na paróquia de Mortágua (dia 17) e em Santa Comba Dão, diocese de Viseu, num encontro preparado pelo Grupo de Jovens Esperança (dia 18).
O ícone regressa a Lisboa no dia 19 de Março, sendo ainda possível aos grupos e comunidades que pretenderem recebê-lo, reservar um dia para participar de forma activa nesta peregrinação. Para mais informações poderá ser utilizado o contacto de e-mail ejcoimbra@sapo.pr (grupo Amigos de Taizé) ou info@sdpjcoimbra.net ( Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial