Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

22 de fevereiro de 2007

Conferências Quaresmais em Coimbra, em Cantanhede e em Soure


Coimbra (Salão de S. José)

As já tradicionais Conferências Quaresmais, organizadas pelas paróquias da cidade de Coimbra – Ceira, Nossa Senhora de Lurdes, Santa Clara, Santa Cruz, Santo António dos Olivais, São Bartolomeu, São José, Sé Nova, Sé Velha e Torres do Mondego – realizam-se, este ano, sob o tema "Família, Espaço de Crescimento". Todas as Quintas feiras, a partir do dia 1 de Março, o Salão Polivalente de S. José, acolherá diferentes oradores que abordarão temáticas ligadas ao tema principal. Na terceira semana, excepcionalmente, a sessão acontecerá a uma quarta-feira, dia 14 de Março.
Laurinda Alves, directora da revista XIS, do Público, orientará o primeiro tema, "Que modelos de família?", sendo a quinta-feira seguinte preenchida pelo padre Vasco Magalhães, director do CUPAV, no Porto, com a exposição do tema "Família sim, Casamento não?". "A Relação Pais Filhos" será motivo de debate orientado pelo professor Eduardo Sá, da Faculdade de Psicologia de Coimbra, no dia 14 de Março e, na semana seguinte, João Paulo Barbosa de Melo, director do CEFA, falará aos que estiverem presentes de "Políticas Familiares". As conferências encerram com D. Carlos Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa, com a exposição do tema "A Igreja e a Família".
Segundo o cónego João Castelhano, as Conferências foram orientadas, este ano, para "uma reflexão abrangente sobre a realidade familiar dos nossos tempos". O pároco de S. José espera que "não só a actualidade e importância dos temas, mas também o nome, o valor e competência dos conferencistas despertem o gosto de participar, de saber mais, de dialogar, de dar à família o lugar que lhe cabe na construção de uma sociedade sã, que se deixa guiar pelos valores do Evangelho".

Cantanhede (Centro Paroquial de S. Pedro)
O Arciprestado de Cantanhede vai, como em anos anteriores, organizar jornadas de formação durante a Quaresma. Este ano, porque a nível diocesano, se tem proposto um esforço no sentido da renovação da pastoral social, o tema será "a caridade como sinal do ser cristão", aplicando à realidade prática a Encíclica "Deus Caritas Est", do papa Bento XVI.
Estas Jornadas pretendem também ajudar instituições de solidariedade social do arciprestado de Cantanhede e Mira a tomarem consciência da sua missão, para melhorarem a sua acção junto dos pobres, dos idosos, das crianças e de todos os que sofrem. As conferências e reflexões são, por isso, muito particularmente dirigidas aos funcionários e pessoal de organismos e grupos de acção sócio-caritativa, quer estejam ou não ligados á Igreja. As 4 sessões acontecerão às terças-feiras, a partir das 21h, no Centro Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede, junto ao novo quartel dos Bombeiros.
"A caridade como o melhor sinal de credibilidade da Igreja e do ser cristão" é o tema de abertura das Jornadas e será orientado pelo bispo emérito de Aveiro, D. António Marcelino. No dia 6 de Março, será discutida "A humanização das relações entre funcionários, direcções e utentes", cabendo, na sessão seguinte, a Pedro Vaz Cardoso, com o pelouro da Acção Social na Câmara Municipal de Cantanhede, uma reflexão intitulada "A caridade precisa de organização e de articulação com todos os outros agentes da pastoral social para haver maior sinergia e mais frutos". As Jornadas encerram com uma exposição e debate em torno do tema "A especificidade de um Centro Social ou de uma IPSS cristã, ligada à Igreja – A humanização das relações entre funcionários, direcções e utentes", orientada pelo padre Lino Maia.

Soure (Centro Paroquial)
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a paróquia de Soure organiza mais um ciclo das "Jornadas Quaresmais do Arciprestado de Soure", este ano sob o tema "Deus é Amor… uma encíclica que nos questiona". O Centro Paroquial de Soure acolhe, nos dias 3, 9, 16 e 23 de Março, as conferências, que terão início pelas 21h. "Os (des)contextos do Amor na Sociedade" é o primeiro tema em foco, sendo a reflexão orientada pelo padre Carlos Carneiro. O Cónego Emanuel Silva é o conferencista da segunda sessão, que parte da apresentação de "Uma novidade com mais de 2000 anos". A discussão sobre os "Compromissos de um cristão" estará a cargo de Bagão Félix, sendo o responsável pela última sessão das Jornadas o Bispo emérito de Coimbra, D. João Alves, numa conferência sobre "A caridade da Igreja como manifestação do Amor".

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial