Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de fevereiro de 2007

Proposta quaresmal para jovens de Coimbra

Dando continuidade aos apoios que o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Coimbra disponibiliza para os jovens da diocese, o organismo propõe agora uma caminhada quaresmal.
“Esta proposta que surge não sendo nova, insere-se no tema preparado que durante o ano conduz a pastoral juvenil”, explicou à Agência Ecclesia o director do SDPJ, Padre João Paulo Vaz. A caminhada quaresmal, dentro do tema do ano, procura preparar os jovens para a celebração da Páscoa.
A proposta assenta num esquema diferente para cada semana do tempo da Quaresma e através de símbolos e da meditação da vida de cada um partindo da lectio divina, cada um “faz a sua própria caminhada”.
O convite foi lançada a todos os grupos de jovens, é enviada aos animadores, sendo-lhes proposto que façam a dinamização ao longo das semanas da Quaresma. É também facultada através da Internet, estando disponível por isso, para os grupos da diocese, “mas havendo sempre a possibilidade de se fazer o caminho de forma individual”, refere o Padre João Paulo Vaz.
Sendo uma proposta recente, “ainda não registámos um feedback, mas sabemos que há sempre grupos que aceitam este esquema que podendo ser trabalhado, orienta a caminhada quaresmal”, sublinha. Dão conta, no entanto, de um bom acolhimento porque a proposta não é nova.
O tempo quaresmal não é vivido de forma uniforme em toda a diocese. “É um pouco reflexo dos grupos que existem”, havendo um número maior fora da cidade. Em zona urbana “não é tão fácil esta proposta ser acolhida pelos movimentos”, pois é a dinamização é mais complicada. Os grupos que existem têm conhecimento da proposta, “talvez não a agarrem tanto”, afirma o director do SDPJ.
Os grupos da cidade com outra dinamização e programação, nem sempre estão receptivos. A Pastoral Universitária de Coimbra faz parte do Conselho da Pastoral Juvenil e tendo conhecimento de toda a programação, mantêm uma ligação. “Têm uma programação específica e um trabalho próprio”, regista.
“Sabendo que a realidade da pastoral universitária é passageira, nunca é certa, pois os jovens voltam sempre para as suas realidades”, manifesta o director do SDPJ de Coimbra.
Na celebração do dia de Ramos, Dia Mundial da Juventude, o Padre João Paulo Vaz explica que “propomos a organização por paróquias ou arciprestados para que a dinamização seja feita pelos próprios grupos e não pelo Secretariado da Juventude”, finaliza.
Mais informações em www.sdpjcoimbra.net


Agência Ecclesia

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial