Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

2 de março de 2007

Até 4 de Março: Colégio de S. Teotónio recebe escolas de 16 países europeus


"No mosaico europeu" é o lema para este ano lectivo no Colégio de São Teotónio. Nesse sentido, até ao dia 4 de Março, o colégio é o ponto de encontro de 16 escolas de países da UE.
No âmbito da realização da Semana Europeia, o Colégio de São Teotónio está a receber, até ao dia 4 de Março, alunos e professores (num total de 75 pessoas) de 16 escolas da União Europeia.
Os visitantes chegaram no passado Domingo a Coimbra, mas foi na Segunda-feira que decorreu o primeiro encontro com os participantes, com uma visita ao colégio. Seguiu-se, às 14H00, a abertura oficial, com a presença do secretário de Estado da Educação, Valter Lemos. Às 15H30, um passeio pela cidade serviu para mostrar o que de belo tem Coimbra para oferecer aos estrangeiros. À noite, pelas 19 horas, decorreu um jantar-buffet internacional.
Pretende-se, durante esta semana, permitir aos alunos o contacto com experiências educativas diferentes, do Norte e do Sul da Europa, dando-lhes, assim, a oportunidade de participar numa "experiência cultural e linguística quase única".
De acordo com uma nota enviada à nossa redacção, assinada pelo Padre Dr. Manuel Carvalheiro, director pedagógico do Colégio de São Teotónio, "urge intensificar a partilha de saberes, de culturas, de valores. Urge estreitar laços relacionais, ultrapassando barreiras linguísticas e atender a vivências tão diferentes e nem por isso menos interessantes".
Os projectos de turma que estão a ser desenvolvidos têm sempre um aspecto europeu em relevância. Recorde-se que, desde o ano lectivo passado, sob o lema "No mosaico europeu", o colégio procurou conhecer melhor a Europa sob os mais variados pontos de vista, numa perspectiva de reforço da cidadania. "Procurámos conhecer melhor os outros, os seus hábitos, línguas, tradições, potencialidades", salienta Manuel Carvalheiro. Chegou agora a oportunidade de contactar bem de perto com essa realidade. Este projecto envolve toda a comunidade, desde pais, alunos e professores, pois a organização da Semana Europeia exige o alojamento dos alunos, além das actividades previstas para desenvolver durante esta semana, como visitas à cidade e à região.
Participam nesta semana europeia escolas vinda da Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia, Finlândia, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, País Basco, Polónia, Reino Unido, República Checa e da Suécia.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial