Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

2 de março de 2007

D. Manuel Clemente foi nomeado bispo da diocese do Porto

- Entrada solene no dia 25 de Março


D. Manuel Clemente foi nomeado bispo do Porto, sucedendo D. Armindo Lopes Coelho, que tinha já apresentado a sua resignação por ter atingido o limite de idade canónico para o exercício de funções. "Como «programa», levo só um propósito total e absoluto: conhecer, amar e servir a diocese do Porto", anunciou D. Manuel Clemente, numa mensagem que foi dirigida à diocese e na qual saudou, também, "crentes de outras confissões e credos, ciente de que a fé em Deus é o melhor alicerce e incentivo da fraternidade e solidariedade".
A cerimónia de tomada de posse – a entrada solene na diocese – está já agendada para o dia 25 de Março na sé catedral do Porto.
Licenciado em História e Teologia e doutorado em Teologia Histórica, D. Manuel Clemente, 58 anos, é professor de História da Igreja na Universidade Católica Portuguesa e presidente da Comissão Episcopal de Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Actualmente era bispo auxiliar de Lisboa. Numa entrevista à Agência Ecclesia, confrontando com a história da Igreja no Porto e a marca deixada por António Ferreira Gomes, "ligado a muitas denúncias sociais", o novo bispo afirmou que "o espírito é o mesmo". "O espírito que trabalhou nessa e noutras grandes figuras da diocese do Porto é o mesmo espírito que trabalhará em mim. Depois, o que as circunstâncias produzirem logo se verá", disse.
Foi com "surpresa" que D. Manuel Clemente confessou ter recebido a sua nomeação, revelando que terá como prioridade "conhecer a diocese", uma realidade que afirmou desconhecer. "Conhecer cada uma das sua paróquias, cada um dos seus movimentos, cada uma das suas associações e todas as entidades que trabalham no sentido do bem comum das populações", adiantou.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial