Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

13 de novembro de 2006

AO SERVIÇO DA VIDA

CONGRESSO INTERNACIONAL DE ORAÇÃO PELA VIDA
«Maria, a Vós confiamos a causa da vida» (João Paulo II, Evangelium Vitae 103)

Decorreu em Fátima, de 4 a 8 de Outubro, o Congresso Internacional de Oração pela Vida, que contou com a participação de centenas de pessoas, oriundas de 30 países e contou com a presença de alguns dos maiores nomes do movimento pró-vida Nacional e Internacional. Os peregrinos foram chegando a Fátima para, junto de Maria, Mãe da Igreja, percorrerem o caminho da Fé, entrando no espírito do lugar através da recitação do rosário e da procissão das velas. O programa deste congresso incluiu diariamente a Santa Missa, a adoração, o rosário e a oportunidade de receber o sacramento da reconciliação.

O primeiro dia de conferências foi dedicado ao tema Orar com Maria invocando a força do Alto: “Encontremos novamente a humildade e a coragem de orar e jejuar, para conseguir que a força que vem do Alto faça ruir os muros de enganos e mentiras que escondem, aos olhos de muitos dos nossos irmãos e irmãs, a natureza perversa de comportamentos e de leis contrárias à vida, e abra os seus corações a propósitos e desígnios inspirados na civilização da vida e do amor.” (Evangelium Vitae, 100)
Maria é a grande Mestra da Oração. Na sala da última ceia os Apóstolos reuniram-se para, com Ela, orarem e pedirem. Nós, os apóstolos da actualidade, queremos deixar-nos levar pela mão de Maria até Jesus. Ele que é a Vida, hoje mais do nunca atacada, insultada, desconsiderada, eliminada. Por isso queremos unir-nos a Maria para, em reparação pelos pecados contra a Vida, pedir perdão e adorar Jesus, dizendo: “Meus Deus eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam!”
Ao longo do Congresso foram apresentados os ensinamentos da Igreja Católica sobre a dignidade e inviolabilidade de cada vida humana, em todos os momentos, bem como intervenções sobre duas figuras exemplares dos nossos tempos: Pe. Pio de Pietrelcina e Gianna Beretta Molla. O Pe. Sigal, ao falar do sofrimento do Pe. Pio, realçou como este santo conduziu toda a sua vida de modo a cumprir o mandato da Igreja para proclamar o Evangelho da Vida.
A devoção do Sagrado Coração de Jesus preencheu o dia de sexta-feira: Com Maria saciar a sede de Jesus. O Pe. Leo Maasburg, reflectindo sobre o que significa a cruz para nós hoje e sobre como podemos participar na sua força salvífica, mostrou que o compromisso da Beata Madre Teresa com os “últimos dos nossos irmãos” foi a resposta concreta à sede de Jesus na cruz. Mons. O’Rilley, com o testemunho do seu trabalho concreto em locais onde a prática do aborto já se tornou vulgar e banal, sensibilizou-nos para esse “Calvário dos nossos dias”, onde ao sacrifício de vidas inocentes se junta o sofrimento silenciado de tantas mulheres que, na verdade, não desejavam abortar.
A via sacra nos Valinhos (lugar onde o Anjo apareceu aos pastorinhos e lhes ensinou a oração) foi orientada pela comunidade das Sister’s of Life e teve como lema Através do teu doloroso sofrimento tem compaixão de nós e do mundo, tendo-se seguido a celebração da Eucaristia na Capela de Santo Estêvão. Durante a Missa os peregrinos, representantes de várias nações, reconheceram a culpa e os pecados dos respectivos países, especialmente os pecados contra a vida, que foram simbolicamente apresentados e depositados aos pés da cruz.
No dia internacional de Oração pela Vida, dinamizado pelo Apostolado Mundial de Fátima e que coincide com a celebração das Aparições de 13 de Outubro de 1917, data em que se manifestou a Sagrada Família, foram rezados em todo o mundo mais de um bilião de terços pela defesa da vida. Extraordinária cadeia de oração que importa manter activa, em cada dia, pela recitação pessoal e comunitária do terço por esta intenção. Todos somos convidados a rezar e todos podemos integrar esta imensa cadeia de oração pela Vida.
João Paulo II encorajou-nos: “com iniciativas extraordinárias e na oração habitual de cada comunidade cristã, de cada família e do coração de cada crente, eleve-se uma veemente súplica a Deus, Criador e amante da vida (…) para conseguir que a força que vem do Alto faça ruir os muros de enganos e mentiras que escondem, aos olhos de muitos dos nossos irmãos e irmãs, a natureza perversa de comportamentos e de leis contrárias à vida, e abra os seus corações a propósitos e desígnios inspirados na civilização da vida e do amor.” (Evangelium Vitae, 100)
O Papa Bento XVI ensina-nos: “A fé mostra-nos o Deus que entregou o Seu filho por nós e assim gera em nós a certeza vitoriosa de que isto é mesmo verdade: Deus é Amor!” (Deus caritas est, 39)

Maria pede: “Fazei o que Ele vos disser.”
E Jesus disse-nos claramente: “Vigiai e orai!”

Bernardete Costa e Silva
Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar de Coimbra

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial