Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de novembro de 2006

Semana de Oração pelos seminários


De 12 a 19 de Novembro


Todos os anos, por esta altura, somos convidados a rezar mais intensamente pelas vocações sacerdotais. Este ano, a Semana de Oração pelos Seminários decorre de 12 a 19 de Novembro.

Falar de seminários é falar de vocação. Este termo, tantas vezes banalizado nos dias que correm, requer da nossa parte uma profunda reflexão. Numa região profundamente alheada da prática religiosa, encontrar alguém que sinta vocação para exercer o ministério sacerdotal é algo de raro. Contudo, ainda que com grande escassez, vão surgindo jovens generosos que pretendem doar-se a esta missão, de uma forma abnegada, com sacrifícios, mas convictos de que esse é um dos caminhos para a verdadeira felicidade. O nosso seminário, apesar de todas as dificuldades inerentes à região em que se insere, continua a exercer a missão para a qual foi criado. E digo o “nosso” porque ele é de todos, pois todos usufruímos um dia dos frutos que ali se geram. Pode haver padres sem comunidades, mas comunidades sem padres significa parar o itinerário da fé.
Se queremos continuar a ter padres no futuro, não podemos pensar neles apenas no amanhã. O momento de acção é o hoje, o agora. É frequente ouvir-se expressões que nos fazem pensar profundamente sobre a qualidade dos cristãos. “È tão bonito ser padre”, mas apenas para os filhos dos outros. A vocação sacerdotal deve começar na família, e deve sentir da família o incentivo necessário para o seu pleno desenvolvimento.
A Diocese de Coimbra tem futuro, basta para isso que os jovens assumem a sua responsabilidade na construção do reino de Deus.

Miguel Cotrim


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial