Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de novembro de 2006

Bispos de Coimbra trasladados para novo jazigo na Conchada


No dia 7 de Novembro, será benzido o jazigo dos Bispos de Coimbra, no cemitério da Conchada, sendo para ele trasladados os restos mortais de D. Ernesto Sena de Oliveira, D. Francisco Rendeiro e D. João Saraiva, alguns dos bispos diocesanos falecidos nos tempos mais próximos. O programa tem início pelas 10.30h, na Sé Nova, com a celebração da eucaristia por alma dos Bispos de Coimbra. Seguir-se-á a benção do jazigo e a trasladação dos corpos, no cemitério da Conchada.
Este acontecimento é descrito pelo Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto, em comunicado, como uma oportunidade para “relembrarmos o que é uma Diocese, Igreja Particular que Deus acompanha ao longo do seu caminhar, guiada por Pastores que são a garantia e o sinal da sua unidade”.
D. Ernesto Sena de Oliveira foi bispo da diocese de 1949 a 1967. Deu grande impulso à Acção Católica, construiu de raiz o Paço Episcopal da Rua do Brasil e o Colégio São Teotónio. D. Francisco Rendeiro, bispo da diocese de 1967 a 1971, instituiu o Conselho Presbiterial e deu especial atenção à comunidade de emigrantes em Coimbra, reunindo-se com eles, com o propósito de conhecer os seus diocesanos. D. João António da Silva Saraiva tomou posse na diocese em Setembro de 1972, tendo sido bispo até 1976, altura da sua morte. Criou o Secretariado dos Jovens, nomeou um Vigário Episcopal para o apostolado dos Leigos e acompanhou de muito perto a acção da Cáritas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial