Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de fevereiro de 2009

Carapinheira: início do IV Curso Alpha


Cerca de meia centena de pessoas, acompanhados por duas dezenas de animadores, aceitaram participar no quarto Curso Alpha, que vai ter lugar às sextas-feiras à noite, no Centro Social Paroquial onde, após o jantar, se ouvem ensinamentos religiosos, com a apresentação de temas litúrgicos, seguida de partilha e reflexão.
O Curso Alpha consiste na realização de uma série de palestras alusivas às perguntas chaves da fé cristã. Para o participante é a oportunidade de encontrar respostas para as muitas perguntas em aberto. Para as igrejas é uma ferramenta de evangelização, destinada principalmente àqueles que se encontram mais afastados. O Curso Alpha fundamenta-se no Evangelho, e é ministrado em 152 países e em 30 mil paróquias. Foi traduzido em cerca de 50 línguas e dirige-se a todas as categorias sociais.
O Curso Alpha também é dirigido a "novos convertidos" ou, por diversas vicissitudes, "afastados da fé", que desejam aprender mais sobre a fé cristã, aos praticantes ocasionais, aos novos cristãos, aos que querem "refrescar" as bases da sua fé, aos paroquianos que desejam integrar-se na vida da sua paróquia. Decorre ao longo de 15 sessões e inclui uma refeição em conjunto, ajudando as pessoas a conhecerem-se; uma palestra acerca de um tema sobre o cristianismo, e um momento de partilha, com discussão e reflexão sobre o tema de cada sessão, em pequenos grupos, onde os participantes são incentivados a formular perguntas e expressar livremente as suas opiniões. Os temas a aprofundar e colocados à partilha são ministradas de uma forma muito simples, tanto no conteúdo como na forma. "Quem é Jesus?"; "Porque é que Ele morreu?"; "Sagrada Escritura"; "A diferença que faz a fé na vida"; "Oração"; "O que é a Igreja?" e "Evangelização"são algumas das questões em debate que ajudam a perceber o Kerigma (primeiro anúncio da fé), "um caminho de descoberta que motiva os evangelizados a tornar evangelizadores".
A meio do curso há um retiro onde são estudadas "a pessoa e a obra do Espírito Santo", havendo, no final, a Festa Alpha.
De realçar, que ao lermos os evangelhos com atenção - pelo menos nesta perspectiva - podemos ver que Jesus se encontra muitas vezes à mesa, e, a partir desta vive um tempo de anúncio do Reino de Deus ou aprofunda algum aspecto da revelação da Sua pessoa aos discípulos e aos seus ouvintes.
D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, tem referido que "o Curso Alpha é um instrumento de evangelização que serve para iluminar, para aquecer o coração das pessoas e transformá-las em discípulos da Igreja, para partilhar e espalhar a fé, as verdades e os valores cristãos", e afirma que "os diferentes cursos já realizados estão a ser uma bênção para a nossa Igreja Diocesana", realçando que "é com imenso júbilo que tenho recebido testemunhos do crescimento apostólico em várias paróquias". "O Espírito Santo é a luz, o fogo, a causa, a força, o caminho que faz novos discípulos para evangelizar, dando a conhecer o amor de Deus, de Cristo e do Espírito Santo", sublinha.
O padre Jorge Santos, do Secretariado Nacional, explica que "o Curso Alpha é um modelo prático e flexível, que pode ser usado em grupos de qualquer dimensão, idade e contexto cultural", sustentando que "muitas igrejas e organizações cristãs estão a descobrir que este instrumento de evangelização se caracteriza pela sua clareza, simplicidade e eficácia na apresentação do Evangelho de Jesus Cristo, de uma forma divertida e amigável, num ambiente descontraído e acolhedor".

Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial