Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

13 de março de 2008

Reunião do Conselho Presbiteral

Nos passados dias 5 e 6 de Março reuniu o Conselho Presbiteral da diocese de Coimbra. Para além da aprovação dos seus Estatutos e da avaliação das Assembleias Diocesanas ocorridas nas diversas Regiões Pastorais, da agenda contava, como tema de reflexão, «a dinâmica missionária das nossas paróquias. Como consegui-la?».
Após, em reuniões passadas, os membros do Conselho terem reflectido e apresentado conclusões acerca de realidades como a celebração da Eucaristia, a formação de catequistas, a pastoral da caridade, a pastoral da saúde, o trabalho em arciprestado como unidade pastoral e o estilo de vida do sacerdote, agora, sentiu-se a necessidade de reflectir sobre a dinâmica missionária a promover nas paróquias das diocese.
Começou-se por analisar o que já se faz e verificou-se que este dinamismo já está presente na maioria das comunidades cristãs, mesmo quando se trata da religiosidade popular, na qual se oferece sempre uma proposta de evangelização, ou introduzindo algumas acções de formação para os cristãos que procuram os sacramentos. Através de intenso diálogo, os presbíteros presentes na reunião do Conselho analisaram as situações culturais e eclesiais em que se faz a acção evangelizadora das paróquias e concluíram que se torna necessário ter presente um conjunto de critérios sem os quais as comunidades cristãs ficam muito limitadas nos seus dinamismos missionários. São eles: cuidar de um núcleo cristão que viva profunda e conscientemente a Eucaristia; promover os diversos ministérios na comunidade de modo que o verdadeiro agente da missão seja a comunidade e não apenas o sacerdote; promover formas de formação cristã de adultos; valorizar e promover os movimentos e os pequenos grupos de intervenção no espaço público, formando os leigos para a sua presença no meio do mundo à maneira de fermento; impulsionar, inclusivamente, grupos de acção de rua; cuidar do testemunho cristão da caridade para com os mais pobres. Por fim, sublinhou-se a necessidade de proporcionar nas comunidades cristãs a dimensão do verdadeiro acolhimento.
Todos estes elementos vão ser trabalhados por um grupo designado pelo Conselho Presbiteral em ordem a elaborar um documento orientador para a diocese.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial