XII Festival Diocesano da Canção
70 jovens mostram pela música porque O sentem como Pai
Cerca de 500 jovens da diocese reuniram-se, no dia 1 de Março, no Cine-Teatro da Lousã, para celebrar a fé através da música, no XII Festival Jovem Diocesano da Canção Religiosa. Com organização do Secretariado da Pastoral Juvenil, a actividade envolveu como participantes setenta elementos de dez grupos de jovens das quatro regiões pastorais, que compuseram, integrados nos seus grupos paroquiais, canções originais com o tema "Porque Te sinto meu Pai".
O dia teve início, para os concorrentes, logo de manhã, com a participação em workshops sobre música e sobre a música ao serviço da evangelização e da comunicação em Igreja. O almoço partilhado, os ensaios e testes de som e o tempo em comum foram, para estes participantes, o culminar de uma caminhada começada nos grupos de origem e continuada, durante várias semanas, em encontros de oração e partilha com todos os concorrentes. A Eucaristia, celebrada pelas 18h30 do dia 1, na Igreja da Lousã, com a presença da comunidade local, deu sentido a toda a actividade como encontro de jovens católicos, dispostos a celebrar uma fé jovem e uma vontade de dar testemunho pela música, pela alegria e pela pertença activa a uma Igreja de que todos somos parte.
A partir das 21h30, iniciou-se o desfile das canções. Depois de um intervalo a cargo do grupo "Jovens em Movimento", de Avanca, da diocese de Aveiro, foram reveladas as classificações, tendo o primeiro prémio sido atribuído à Banda Eve, de S. Martinho do Bispo, com a canção "Pai, é o meu viver". Os segundo e terceiro prémios foram entregues, respectivamente, ao grupo de jovens "os Enviados", de Monte Formoso, com a canção "O meu sonho", e ao grupo "Sempr’abrir", de Lordemão, com a canção "Porque te sinto meu Pai". O júri classificou ainda ainda como melhor letra a da canção "Deus Pai", do grupo de Mortágua, como melhor música a da canção "Pai, é o meu viver", do grupo de S.Martinho e como melhor interpretação a da canção "O meu sonho", levada ao palco pelos jovens de Monte Formoso. Porque era também objectivo do Secretariado da Pastoral Juvenil criar um sentido de comunhão entre os diferentes grupos participantes, foi entregue ao grupo de jovens de Nogueira de Cravo, o "prémio Ser", fruto de uma votação realizada pelos outros concorrentes em favor dos que se mostraram mais disponíveis, alegres e capazes de ir ao encontro do outro.
Como frutos do dia, espera-se, agora, num contexto de pastoral juvenil, que jovens sejam capazes de dar testemunho, na sua comunidade, da presença do Pai, feito sinal e caminho na vida de cada um.
Texto: Lisa Ferreira
Foto: Ricardo Gaspar
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial