Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

6 de março de 2008

JORNADAS QUARESMAIS EM CANTANHEDE

“Estudar a Quaresma com a Bíblia nas mãos”, é objectivo que preside às apresentações de frei Herculano Alves, membro dos Padres Capuchinhos e professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica, nas Jornadas Quaresmais deste ano, que arrancaram no passado dia 26, no Centro Paroquial S. Pedro de Cantanhede.
Perante uma plateia de cristãos dos arciprestados de Cantanhede e de Mira, frei Herculano Alves traçou o sentido da Quaresma, com inúmeras passagens da Bíblia, procurando ligar o Antigo e o Novo Testamento com os dias de hoje. Desde logo, explicou que “foi a partir do jejum de Jesus no deserto que a Igreja convocou os cristãos para um jejum de 40 dias antes da Páscoa”. Tempo este que nos faz recordar os 40 anos do povo no deserto, “tempo de castigo e de prova, tempo em que o Senhor realiza maravilhas e de graça, tempo de preparação da entrada na Terra Prometida, que deu origem à preparação do baptismo”, esclareceu frei Herculano, que teve ainda tempo para explicar o sentido da cinza na Bíblia, desde logo o primeiro símbolo quaresmal, que surge na Quarta-feira de Cinzas.
As Jornadas terminarão na próxima terça-feira, pelas 21 horas, no Centro Paroquial.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial