Conferência do Alpha reflectiu sobre os seus fundamentos
Com a participação de mais de uma centena de pessoas, provenientes das dioceses de Coimbra, Viseu, Leiria, Lisboa, Porto e Setúbal, representando várias paróquias onde já está implantado o "Curso Alpha", realizou-se, dias 19 e 20 de Janeiro, no Centro Paroquial de Cantanhede, a conferência nacional do Alpha.
Percorrendo os princípios do ‘Curso Alpha’, como estruturar um curso, como animar um grupo de discussão e vários ateliers (a formação de oradores, Alpha jovens, oração em Alpha, como melhorar um curso já existente e música em Alpha) foram alguns dos temas abordados que proporcionaram oportunidades para os participantes reflectirem sobre os fundamentos do Alpha e na prossecução deste método de evangelização na Igreja católica
Nesta Conferência nacional, atendendo à evolução dos últimos anos do Curso Alpha, em Portugal, também foi dado realce ao ‘serviço de oração’ em Alpha, e como deve ser a "atitude pastoral do animador".
Alicerçado numa equipa sobretudo de leigos, o Curso Alpha pretende ser, na Igreja católica, uma oportunidade de primeira evangelização, envolvendo várias etapas em ordem à descoberta/aceitação/anúncio de Jesus em linguagem do nosso tempo.
Nesta semana, o coordenador do curso Alpha em Portugal, P. Jorge Santos, está nos Açores, a convite de vários padres de S. Miguel e Faial, para apresentar o curso Alpha ao clero local e aos leigos. E assim, pouco a pouco, caminhando com esperança, o curso Alpha vai-se tornando um instrumento, cada vez mais usado, para propor a fé aos homens e mulheres do nosso tempo.
Aldo Aveiro
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial